domingo, 16 de setembro de 2007

Um Astro em Minha Vida


Ator (Morgan Freeman, de Cão de Briga) afastado do mundo cinematográfico por quatro anos decide voltar a atuar analisando um projeto de filme independente, no qual tem de visitar um supermercado suburbano para observar como um gerente atua, sendo isto necessário para o desenvolvimento de seu personagem. Porém, no caos que se encontra o estabelecimento, acaba se identificando com uma jovem espanhola (Paz Vega, de Espanglês), responsável maior pela sobrevivência diário do supermercado. A partir daí começa a surgir um sentimento de amizade entre os dois, acarretando em grandes mudanças em suas vidas, em apenas um dia.

Comédia de estrada despretenciosa escrita e dirigida por Brad Silberling (Cidade dos Anjos), que aposta no carisma dos dois personagens principais e praticamente só eles existem na trama. Lembrando, de certa forma, Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-sol. Porém, esse não é um filme de romance, mas sim uma comédia urbana que aborda temas como realização profissional, oportunidades, dentre outros.

Apesar de curto (apenas 80 minutos) o filme pode se tornar cansativo, devido a presença de apenas dois personagens centrais. Mas Freeman e Vega conduzem bem seus respectivos papeis e conseguem prender a atenção de quem confere o longa.

Um filme simples, que na verdade parece uma brincadeira de Silberling com o mundo diferente em que os astros de cinema vivem em comparação a população em geral. Destque para o gerente substitituto, vivido por Kumar Pallana (O Terminal). Hilário. Vale citar também a participaçaõ especial de Danny DeVito, como ele mesmo.

Obs: O título brasileiro é péssimo!

NOTA: 7,5.

Ficha Técnica:
Título Original: 10 Items or Less
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 82 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2006
Estúdio: Reveal Entertainment / Revelations Entertainment / 10 Items / Mockingbird Pictures
Distribuição: THINKFilm / Imagem Filmes
Direção: Brad Silberling
Roteiro: Brad Silberling
Produção: Julie Lynn, Lori McCreary e Brad Silberling
Música: Antonio Pinto
Fotografia: Phedon Papamichael
Desenho de Produção: Denise Pizzini
Direção de Arte: Don "Tex" Clark
Figurino: Isis Mussenden
Edição: Michael Kahn

Elenco: Morgan Freeman, Paz Vega, Jonah Hill, Bobby Cannavale, Jennifer Echols, Kumar Pallana e Danny DeVito.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=MquN2nZnhZw

Instinto Secreto

Earl Brooks (Kevin Costner, de Anjos da Vida) é um homem de sucesso. Empresário bem sucedido, casado e pai de família. Porém, por trás disso, esconde um segredo: Brooks é um frio assassino. Possui um tipo de distúrbio, que o divide em duas personalidades (parecido com Jackyl e Hyde), esta já citada e a vivida na tela por William Hurt (de Marcas da Violência), que é a contraparte assassina de Brooks.

Ele comete os crimes há mais de vinte anos, porém, devido a um descuido, é fotografado por um jovem que passa a chantageá-lo, mas de forma duvidosa. O que ele deseja é assistir Brooks matando alguém. No meio disso, a detetive Tracy Atwood (vivida por Demi Moore, de Até o Limite da Honra) continua no encalço do assassino da digital, título pelo qual Brooks é conhecido.

Este segundo longa dirigido por Bruce A. Evans tem uma premissa interessante: brincar com o lado psicológico do assassino. Através de interferências dos dois egos, o personagem principal é construído, com uma boa química entre Costner e Hurt. O filme prende a atenção, mas não possui um ritmo agil e sua edição se mostra muitas vezes cansativa. Um suspense que pede por uma mão mais experiente no comando. Não é um filme ruim, porém desperdiça sua boa idéia com um final completamente óbvio e um tanto quanto desnecessário.

NOTA: 7,0.

Ficha Técnica:
Título Original: Mr. Brooks
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Site Oficial: www.theressomethingaboutmrbrooks.com
Estúdio: MGM / Tig Productions / Relativity Media / Element Films / Eden Rock Media
Distribuição: MGM / Imagem Filmes
Direção: Bruce A. Evans
Roteiro: Raynold Gideon e Bruce A. Evans
Produção: Kevin Costner, Raynold Gideon e Jim Wilson
Música: Ramin Djawadi
Fotografia: John Lindley
Desenho de Produção: Jeffrey Beecroft
Direção de Arte: William Ladd Skinner
Figurino: Judianna Makovsky
Edição: Miklos Wright

Elenco: Kevin Costner, William Hurt, Demi Moore, Dane Cook, Marg Helgenberger e Danielle Panabaker.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BQERrAfoNFk

Paranóia


Kale (Shia LaBeouf, de Transformers) passa por uma fase difícil após perder o pai num trágico acidente de carro. Acaba agradindo seu professor e, por isso, é condenado a prisão domiciliar durante 3 meses. Neste período, cansado de passar os dias jogando video-game, assistindo TV e acessando Internet, passa a observar a vizinhança pelas janelas de sua casa. E é num desses momenos que acredita ver seu vizinho (David Morse, de Lembranças de Um Verão) matando uma moça. A partir daí, com a ajuda de um amigo e de uma vizinha que acabara de se mudar, Kale começa a investigar a fundo se o que vira era verdade ou não.

Bastante influenciado pelo clássico do suspense Janela Indiscreta, de Alfred Hithckock (filme que também foi refilmado por Christopher Reeve nos anos 90), Paranóia é um suspense correto, que utiliza bem seus personagens centrais para envolver o espectador (principalmente o jovem). Personagens carismáticos e uma trama bem amarrada (apesar de óbvia) cosntruem um bom entretenimento.

Infelizmente o filme perde o rumo na meia hora final, onde todo o clima de mistério cai por água a baixo e o pouco de "originalidade" que ele possuia também desaparece. A partir daí dá-se cenas clichês de perseguição e obviedades pertencentes a maior parte dos filmes do gênero.

No entanto, no geral o longa é uma boa pedida. Envolve e não é cansativo. LeBeouf está muito bem como o protagonista, mas quem merece destaque é o ator David Morse, que, apesar de estar presente em poucas cenas, demonstra uma atuação notável, transmitindo uma aura suspeita e fria através do seu personagem.

A direção está a cargo de D.J. Caruso, mais um vindo do mundo dos video-clipes, dirigiu o suspense mediano Roubando Vidas, com Ethan Hawke e Angelina Jolie. Apesar das limitações já citadas, Caruso não faz feio e consegue construir um thriler notável que faz uma atualização e homenagem a clássica obra de Hitchcock. No geral, um bom filme.

NOTA: 8,0.

Ficha Técnica:

Título Original: Disturbia
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 104 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Site Oficial: www.disturbia.com
Estúdio: DreamWorks SKG / Paramount Pictures / The Montecito Picture Company / Cold Springs Pictures
Distribuição: DreamWorks SKG / Paramount Pictures / UIP
Direção: D.J. Caruso
Roteiro: Christopher B. Landon e Carl Ellsworth, baseado em estória de Christopher B. Landon
Produção: Jackie Marcus, Joe Medjuck e E. Bennett Walsh
Música: Geoff Zanelli
Fotografia: Rogier Stoffers
Desenho de Produção: Tom Southwell
Direção de Arte: Douglas Cumming
Figurino: Marie-Sylvie Deveau
Edição: Jim Page
Efeitos Especiais: Pacific Title and Art Studio / Kurtzman Nicotero & Berger EFX Group Inc.
Elenco: Shia LeBouf, David Morse, Sarah Roemer, Aaron Yoo e Carrie-Anne Moss.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=8pVa-oEwrjQ

terça-feira, 11 de setembro de 2007

O Atirador


O atirador de elite Bob Lee Swagger (Mark Wahlberg, de Os Infiltrados) vive isoloado nas montanhas depois de perder companheiro observador em missão do exército norte-americano, fora dos limites dos EUA. Porém, seus dias de isolamento acabam após a convocação feita pelo Cel. Johnson (Danny Glover, de Dreamgirls). O Cel. pede a Swagger que planeje um atentado contra o presidente dos EUA, pois fontes dizem que um ocorrerá em breve e, como Swagger é um dos melhores 'snipers' do exército, poderia assim prever os planos do terrorista.

Swagger analisa todos os possíveis locais do atentato (são apontados Washington, Filadélfia e Baltimore), mas supõe que o atentado acontecerá na Filadélfia. No entanto, o que ele não sabia é que foi usado como bode espiatório e, além de ter entregue um plano perfeito a terroristas, é agora caçado como principal suspeito da tentativa de assassinato ao presidente dos EUA.

Após isso o que domina na tela são cenas e mais cenas de perseguição (muito bem feitas, por sinal), enquanto Bob Lee Swagger conta com a ajuda de um novato do FBI (Michael Peña, de As Torres Gêmeas), tenta provar a sua inocência e, mesmo com a conspiração envolvendo militares de altas patentes e políticos, fazer justiça com as próprias mãos (arghhh...).

Uma moda recente, presente na maioria dos filmes de ação (nos bons, pelo menos) é a de camuflar roteiros cheios de buracos com pitadas de crítica social em seu enredo. Isso também o ocorre em "O Atirador", durante as exageradas conspirações mostradas no filme.

Dirigido por Antoine Fuqua (do premiado Dia de Treinamento e do massacrado Rei Arthur), o filme não mostra realmente a que veio. Como divertimento, passa numa boa, apesar da trama totalmente duro de matar e congêneres e do tempo de duração ser um tanto quanto longo, fato que prejudica a dinamicidade do longa (fator essencial para um bom filme de ação), que poderia ser enxugado com uns 20 minutos a menos.

Pois bem, no fim "O Atirador" não compromete. Filme típico de soldado quase perfeito e super bem treinado, que cisma em tentar resolver todos os problemas sozinho (a pouca exploração do personagem de Peña é notável) que peca pela falta de novidade e mesmice empregada por Fuqua, tanto na caracterização dos personagens (a voz rouca 'a la patolino' de Danny Glover irrita qualquer um que tenha uma boa audição), quanto nas decisões batidas e previsíveis tomadas por ele no correr da história. Do filme, salva-se o regular Wahlberg, que se sai bem como o John Rambo do novo milênio. No final, um filme divertido, porém, facilmente esquecível.

NOTA: 7,0.

Ficha Técnica:
Título Original: Shooter
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 124 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
2007
Site Oficial: www.paramountpictures.com.br/atirador
Estúdio: Paramount Pictures / Di Bonaventura Pictures
Distribuição: Paramount Pictures / UIP
Direção: Antoine Fuqua
Roteiro: Jonathan Lemkin, baseado em livro de Stephen Hunter
Produção: Lorenzo di Bonaventura
Música: Mark Mancina
Fotografia: Peter Menzies Jr.
Desenho de Produção: Vance Lorenzini e J. Dennis Washington
Direção de Arte: Jeremy Stanbridge
Figurino: Ha Nguyen
Edição: Conrad Buff IV e Eric A. Sears
Efeitos Especiais: Hydraulx / Hatch Production

Elenco: Mark Wahlberg, Michael Peña, Danny Glover, Kate Mara, Elias Koteas, Tate Donovan.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=5FLJPVMxCXg