sábado, 31 de maio de 2008

Homem de Ferro


Finalmente a Marvel Studios (divisão de cinema da editora de quadrinhos Marvel Comics) se livrou das amarras dos grandes estúdios e alçou vôo sozinha. Produdizo com recursos próprios (vindos, certamente do largo lucro acumulado as triologias de Homem-Aranha, X-Men e outros mais) e distribuído pela Paramount, eis que é lançado Homem de Ferro, mais um dos grandes heróis clássicos do panteão da editora, que, apesar mesmo não tão conhecido pela grande massa como os personagens dos filmes citados acima, possui um imenso número de fãs ao redor do globo.

Pois bem, Homem de Ferro conta a história de como o playboy Tony Stark (Robert Downey Jr., excelente), proprietário de uma das maiores indústrias armamentistas e de tecnologia do mundo, é atingido pela própria criaçao. Ou seja, os equipamentos que ele produz são utilizados de forma "errônea" por "terroristas" do Oriente, que, numa emboscada enquanto Stark voltava de uma negociata com o exército norte-americano, é alvo de uma explosão que deixam seqüelas gravíssimas em Stark: fragmentos do armamento perfuram seu peito e ele não morre por milagre: é salvo por um médido, refém dos tais terroristas que, a propósito, não perdem a oportunidade e seqüestram Stark também, com o intuito de tê-lo como construtor de poderosos armamentos.

Bem, a partir daí Tony, ao invés de construir o armamento como lhe é ordenado, passa a construir uma espécie de armadura para que assim possa fugir (junto com o médico) da "prisão". O resto é óbvio, Stark foge e, depois dessa experiência, digamos, crítica, reflete melhor e decide não mais investir em guerra (o cara fabrica armamentos e, eles podem cair em "mãos erradas") e sim utilizar o mais novo invento com o intuito de defender a população desses armamentos. Surge assim o Homem de Ferro.

O longa de Jon Favreau (diretor de Zathura e ator em diversos filmes, como o do também super-herói da Marvel, Demolidor) é brilhante. Alia com cautela todos os elementos que devem fazer parte do filme pipoca moderno: roteiro contextualiazdo com a atualidade, toques de comédio e romance, ótimo elenco (o filme ainda tem estrelas como Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges e Terrence Howard) e, é claro, ótimas cenas de ação que, além de contribuírem ao desenvolvimento da trama, não são altamente dependentes da computação gráfica para apresentarem ilusão de realismo.

Sendo assim, não é surpresa o filme ter arrasado nas bilheterias mundiais, ser líder por quase três semanas no Top 10 (desbancando outros blockbusters, como Speed Racer), faturado mais de 300 milhões nelas e ter garantido para 2010 uma seqüencia. Nada mal para o "primeiro" filme do agora "livre" Marvel Studios, que em junho ataca novamente com o novo filme do "Incrível Hulk".

P.S.: Aguardem até o final dos créditos que verão uma surpresa, principalmente os fãs de quadrinhos.

NOTA: 9.

Ficha Técnica:
Título Original: Iron Man
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 126 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Site Oficial: www.homemdeferro.com.br
Estúdio: Dark Blades Film / Marvel Entertainment / Road Rebel
Distribuição: Paramount Pictures / UIP
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Art Marcum, Matt Holloway, Mark Fergus e Hawk Otsby, baseado em personagens criados por Stan Lee, Don Heck, Jack Kirby e Larry Lieber
Produção: Avi Arad e Kevin Feige
Música: Ramin Djawadi
Fotografia: Matthew Libatique
Desenho de Produção: J. Michael Riva
Direção de Arte: Suzan Wexler
Figurino: Rebecca Bentjen e Laura Jean Shannon
Edição: Dan Lebental
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic


Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow, Jon Favreau e Samuel L. Jackson.

Trailer: