quinta-feira, 4 de março de 2010

DVD: A Órfã (Orphan, 2009 / EUA)


SINOPSE:


Kate (Vera Farmiga) e John Coleman (Peter Sarsgaard) ficam arrasados devido a um trágico aborto. Apesar de já ter dois filhos, Daniel (Jimmy Bennett) e a surda muda Maxime (Aryana Engineer), o casal decide adotar uma criança. Durante uma visita a um orfanato, os dois se encantam pela pequena Esther (Isabelle Fuhrman) de nove anos e optam rapidamente por sua adoção. O que eles não sabiam é que estranhos acontecimentos fazem parte do histórico da menina que passa a se tornar, dia após dia, mais misteriosa. Intrigada, Kate desconfia que Esther não é quem aparenta ser, mas devido ao seu passado de alcoolismo tem dificuldades de provar sua teoria.


IMPRESSÕES:

Uma ótima surpresa este novo trabalho do diretor Jaume Collet-Serra (do slasher A Casa de Cera). Este suspense familiar, com uma pegada de filme selecionado para passar no Super Cine, envolve e causa impacto devido à uma característica muitas vezes inexistentes nos tantos longas do gênero lançados a toque de caixa por Hollywood: o drama pessoal. Tanto quanto os sustos e o clima tenso, A Órfã aposta na construção do cotidiano da família que decide adotar uma criança, na tentativa de substituir uma criança que já não faz mais parte dela. O casal que decide por adotar a criança (que já é bem crescidinha e é interpretada com impacto e desenvoltura por Isabelle Fuhrman), vividos por Vera Farmiga (de Os Infiltrados) e Peter Saarsgard (de Educação), junto a seus dois filhos de “sangue” passam por momentos complicados no casamento e, o acréscimo de mais uma pessoa a estrutura dessa família ameaça destruir o pouco de harmoniza que ainda imperava nesta família.


Apesar de alguns clichês no seu ato final, A Órfã é um trabalho bastante eficiente no que se contrapõe que, apesar dos excessos tão conhecidos do gênero (além de suas reviravoltas geralmente inverossímeis), ganha força devido ao balanço entre o suspense e o drama, que permite que o espectador se importe e se envolva com os acontecimentos vividos pelos personagens, além do ótimo elenco que, apesar de não contar com nenhum grande astro, transparece talento e afinco pelo projeto. Com certeza o melhor trabalho da produtora Dark Castle (de títulos como Na Companhia do Medo, Navio Fantasma, dentre outros), que neste longa aposta na versatilidade e, felizmente, dá um tempo nas já tão saturadas histórias sobre possessão e espíritos assassinos à lá O Chamado, O Grito e congêneres.


EXTRAS:


O filme conta apenas com algumas cenas cortadas da edição final como material extra, além de um final alternativo bem fraquinho.


NOTA: 7.


Ficha Técnica:

Título original:Orphan

Gênero:Terror

Duração:02 hs 03 min

Ano de lançamento:2009

Site oficial:http://orphan-movie.warnerbros.com/

Estúdio:Warner Bros. Pictures / Dark Castle Entertainment / Appian Way / Studio Babelsberg Motion Pictures / Studio Canal / DCP Orphan Productions / Don Carmody Productions

Distribuidora:Warner Bros. Pictures

Direção: Jaume Collet-Serra

Roteiro:David Johnson, baseado em estória de Alex Mace

Produção:Susan Downey, Leonardo DiCaprio, Jennifer Davisson Killoran e Joel Silver

Música:John Ottman

Fotografia:Jeff Cutter

Direção de arte:Patrick Banister e Pierre Perault

Figurino:Antoinette Messam

Edição:Timothy Alverson

Efeitos especiais:Lola Visual Effects / Hybride Technologies / Image Engine Design / Prologue Films / Pacific Title and Art Studio


Trailer: