quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Awake – A Vida por Um Fio

Um tema recorrente da medicina moderna é até quando os procedimentos anestésicos realmente exercem total efetividade em sua aplicação, ou seja, realmente é um procedimento 100% seguro ou seria passível de falhas?

Pois é este questionamento que o filme Awake – A Vida por Um Fio levanta como pano de fundo de seu enredo, que acompanha a trajetória de um jovem executivo (Hayden Christensen, de Jumper) que necessita rapidamente de um transplante de coração. Porém, durante a cirurgia, ele se vê cercado de uma sensação que não poderia jamais imaginar: apesar de teoricamente anestesiado, ele consegue sentir todas as interferências médicas em seu corpo, como o corte junto à seu peito, porém não pode expressar a dor de maneira alguma, visto que o fenômeno causado pelo anestésico o impediu de demonstrar fisicamente qualquer reação. No entanto, no seu íntimo, a possibilidade de sentir e acompanhar o que acontece a sua volta traz mais do que a dor proveniente da incisão cirúrgica, mas também revelações são percebidas através dos diálogos dos médicos cirurgiões. Ou seja, apesar de sedado o paciente está totalmente consciente (awake) do que está acontecendo a sua volta e consigo mesmo.

Awake apresenta uma premissa bastante interessante e, de certa forma, inovadora a um gênero já tão batido, que é o suspense de cunho psicológico. Neste filme a idéia trabalhada, além do paradigma médico acerca do efeito da anestesia, é a relação egoísta do ser humano e a velha questão: até onde você iria para alcançar seus objetivos?

Com enxutos 84 minutos de projeção, o filme concentra de forma concisa sua mensagem e proporciona ao espectador uma verdadeira viagem ao íntimo do próprio ser. Diversos questionamentos são tratados no longa, no entanto a questão da ética humana encabeça o cabedal e com certeza abrirá algumas possibilidade de reflexão no espectador. No entanto, apesar de possuir uma mensagem de conteúdo substancial e reflexivo, não espere do longa um tratado mais apurado no âmbito psico-filosófico, pois esta não é a missão deste. A aposta de Awake é a de entretenimento com algo a mais. Ele traz à tona a possibilidade de serem levantados alguns questionamentos ao mesmo em que entretem o espectador com diversas seqüências de suspense e tensão.

Por fim, é válido citar que Awake é co-estrelado por Jessica Alba (a mulher-invisível em O Quarteto Fantástico) e Terrence Howard (Homem de Ferro), além de ser escrito e dirigido pelo estreante Joby Harold.

NOTA: 8.

Ficha-técnica:
Título Original: Awake
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 84 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Site Oficial: www.awakethemovie.com
Estúdio: The Weinstein Company / GreeneStreet Films / Open City Films
Distribuição: The Weinstein Company / MGM / PlayArte
Direção: Joby Harold
Roteiro: Joby Harold
Produção: Jason Kliot, John Penotti, Fisher Stevens e Joana Vicente
Música: Samuel Sim
Fotografia: Russell Carpenter
Desenho de Produção: Dina Goldman
Direção de Arte: Ben Barraud
Figurino: Cynthia Flynt
Edição: Craig McKay
Efeitos Especiais: & Company

Elenco: Hayden Christensen, Jessica Alba, Lena Oline e Christopher McDonald.

Trailer:

Nenhum comentário: