sexta-feira, 17 de abril de 2009

Monstros Vs. Alienígenas

Misto de aventura com ficção-científica (totalmente inspirado nos filmes dos anos 1950), Monstros Vs. Alienígenas (Monsters Vs. Aliens) mostra o dilema pelo qual passa o planeta Terra, que após a queda de um estranho "meteorito" é atacado por uma estrenha criatura vinda do espaço. A solução encontrada pelo Presidente dos Estados Unidos (acatando a idéia de um General) é libertar alguns "monstros", que eram prisioneiros de uma área secreta do governo (a lendária área 51?) para que possam depender a Terra da iminente invasão alienígena.

A trama tem início quando Susan (Reese Whiterspoon), prestes a se casar, é atingida por um meteorito vindo do espaço. Através de substâncias estranhas absorvidas através dele, Susan passa a sofrer um processo de mutação, que a faz crescer mais de dez metros, além de embranquecer seus cabelos. Em meio ao pânico causado pela transformação, a garota é detida pelo exército americano (encabeçado pelo General vivido pelo eterno Jack Baur, Kiefer Sutherland) e é trancafiada num complexo militar secreto. Lá, apesar das dificuldades para aceitar sua nova situação de vida (além de toranar-se um "monstro", provavelmente passará o resto de sua vida detida), ela faz amizade com outros prisioneiros que encontram-se (mais ou menos) na mesma situação que a sua: o Elo Perdido (Will Arnett) criatura reptiliana pré-histórica, que, como o nome indica, seria o elo-perdido na linha de evolução , B.O.B. (Seth Rogen), bolha mutante originária de molho de tomate (sério) que não possui cérebro (literalmente), Insectossauro (inseto bebê gigantesco - muito maior que Susan) e o impagável Doutor Barata (Hugh Laurie), típico cientista louco que, após um experimento que de errado virou uma barata-humana.

É então que, após a chegada do robô alienígena (enviado por Galaxar - com a voz de Rainn Wilson -, uma espécie de terrorista espacial que deseja resgatar o meteorito que caiu por engano na Terra), a única providência do governo é a liberação do grupo de monstros para que estes combatam o invasor, já que as forças armadas do país não tiveram sucesso.

Trabalhando principalmemte com a questão da individualidade de cada personagem (o monstro é um paralelo ao diferente, ao esquisito - humano?), Monstros Vs. Alienígenas é uma bela homenagem aos clássicos filmes de ficção-científica, como "Guerra dos Mundos" e "O Dia em Que a Terra Parou", tratando da questão da paranóia em meio a guerra-fria (os diálogos envolvendo os personagens de Sutherland e Stephen Colbert, que faz a voz do Presidente dos EUA, lembram muito os dos personagens de George C. Scott e Peter Sellers, no clássico "Dr. Fantástico", de Stanley Kubrick, durante a reunião na mítica sala de guerra).

Com Monstros Vs. Alienígenas a Dreanworks Animation mostra que, mais uma vez, apesar da irregularidade de seus títulos, a união de ação (vide o excelente "Kung Fu Panda") com tiradas de puro sarcasmo, mas de maneira inteligente (como o já clássico "Shrek") é o seu maior diferencial para com a concorrência (que por sinal está cada vez maior).

Outro destaque se dá na qualidade de detalhes da animação. Tonalidade de pele, movimento dos personagens, "cenários"(a fotografia beira a perfeição) e, pricipalmente, a estrutura do cabelo (principalmente da personagem principal), comprovando assim o quanto as animações evoluíram em pouco mais um ano e com certeza evoluirão ainda mais. Lembrando que o longa foi feito, principalmente, para ser visto nos cinemas 3D, já que possui diversas seqüencias que interagam com a platéia. Uma pena eu não ter visto o filme em um, já que na minha cidade (Maceió) ainda não possui uma sala de projeção com tal tecnologia.

Por fim, Monstros Vs. Alienígenas é uma excelenete escolha tanto para quem curte animações, homenagens ao cinema, ação e aventura e ficção-científica e para quem se contenta com personagens engraçados e de carisma ímpar, quanto para quem gosta de filmes que possuam um contexto mais elaborado e profundo (a tirada sobre o por que dos alienígenas sempre invadirem os EUA é uma das grandes sacadas do longa). Ou seja, o filme é diversão certa para pais e filhos, crianças e adultos, meninos e meninas.

NOTA: 8.

Ficha Técnica
Título Original: Monsters Vs. Aliens
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2009
Site Oficial: www.monstrosvsalienigenas.com.br
Estúdio: DreamWorks Animation
Distribuição: DreamWorks Distribution / Paramount Pictures
Direção: Rob Letterman e Conrad Vernon
Roteiro: Maya Forbes, Wallace Wolodarsky, Rob Letterman, Jonathan Aibel e Glenn Berger, baseado em estória de Conrad Vernon e Rob Letterman
Produção: Lisa Stewart
Música: Henry Jackman
Edição: Joyce Arrastia e Eric Dapkewicz


Elenco (vozes): Reese Whiterspoon, Seth Rogen, Hugh Laurie, Will Arnett, Kiefer Sutherland, Rainn Wilson, Paul Rudd, Jeffrey Tambor e Renée Zellweger.

Trailers

(Original):


(Dublado):

Nenhum comentário: