terça-feira, 4 de maio de 2010

CINEMA: Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, 2010 / EUA)


SINOPSE:

Após confessar ao mundo ser o Homem de Ferro, Tony Stark (Robert Downey Jr.) passa a ser alvo do governo dos Estados Unidos, que deseja que ele entregue seu poderoso traje. Com a negativa, o governo passa a desenvolver um novo traje com o maior rival de Stark, Justin Hammer (Sam Rockwell). Jim Rhodes (Don Cheadle), o braço direito de Tony, é colocado no centro deste conflito, o que faz com que assuma a identidade de Máquina de Combate. Paralelamente, Ivan Vanko (Mickey Rourke) cria o alter-ego de Whiplash para se vingar dos atos da família Stark no passado. Para combater Whiplash e a perseguição do governo, Stark conta com o apoio de sua nova assistente, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), e de Nick Fury (Samuel L. Jackson), o diretor da S.H.I.E.L.D.

IMPRESSÕES:

Poucas seqüencias conseguem superar a obra original. Porém, também são poucas as que, apesar de não superarem, manterem o grande nível da primeira apresentando uma continuação que honra e dá, como o termo diz, continuidade ao universo apresentado. E é nesta condição que se encontra Homem de Ferro 2. A continuação do badalado longa de 2008 está, literalmente, "pau a pau" com o filme original. Tendo seu início imediatamente após o término do anterior, quando Tony Stark (rosto e alma de Robert Downey Jr., de O Solista) revela numa coletiva de imprensa que é o Homem de Ferro, a trama do longa acompanha as conseqüencias das até então imaturas decisões de Stark, que acabam trazendo diversos problemas para ele, sua empresa e seus amigos mais próximos (Pepper Potts, interpretada por Gwyneth Paltrow, de Amantes e Jim Rhodes, vivido no longa anterior por Terrence Howard e neste por Don Cheadle, ambos de Crash - No Limite). Além de passar por uma provação, visto que Stark está na mira de um misterioso cientista russo, que desejva vingança contra o clã Stark, com o auxílio de um empresário rival de Tony, Justin Hammer.

Além de trazer grande parte do casting do filme anterior (à excessão de Howard, que foi muito bem substituído), Homem de Ferro 2 apresenta uma nova leva de coadjuvantes de mão cheia. São eles Mickey Rourke (O Lutador), como o vilão Whiplash, o tal cientista russo. Sam Rockwell (Choke - No Sufoco), que interpreta de maneira brilhante o executivo mal caráter Justin Hammer, além das boas presenças de Scarlett Johanson (Vicky Christina Barcelona), belíssima e sensual como Natasha Romanov (Viúva Negra para os fãs de HQs) e de Samuel L. Jackson (The Spirit), como o Nicky Fury, manda-chuva da agência S.H.I.E.L.D.

O diretor Jon Favreau (Zathura) mais uma vez mostra um trabalho competente, que apresenta com equilíbrio cenas de ação de tirar o fôlego (apesar de um tanto quanto curtas, a exemplo do clímax final) e desenvolvimento dos personagens, não só Tony Stark. E é este justamente o destaque do longa, já que quase todos os personagens apresentados tem um certo destaque na trama e não são esquecidos no desenvolvimento desta (incluindo aí o agente Coulson (Clark Gregg, de Choke - No Sufoco) e o pau pra toda hora de Stark, Happy Hogan, interpretado pelo próprio Favreau). E é justamente através dos diálogos e da narrativa que o filme se destaca, até mesmo mais do que as seqüencias de ação. A qualidade narrativa e a edição primorosa são tão boas que, juntamente a fantástica interpretação de Downey Jr., o personagem Tony Stark torna-se mais interessante e atrai mais o público do que seu alter-ego, o Homem de Ferro.

Por fim, um grande filme, repleto de ação, aventura, comédia, drama e, principalmente, ótimos personagens com personalidades próprias. Candidatíssimo a maior bilheteria do ano, Homem de Ferro 2 é diversão de alta qualidade e que, de maneira competente, aumenta o grau de periculosidade em comparação ao primeiro episódio, sem cair no exagero. Que venha o fechamento da trilogia e o tão esperado filme do citado projeto Vingadores. Execelente seqüencia.

Obs.: Confira o filme até o final dos créditos, principalmente se você for um conhecedor do universo dos quadrinhos da Marvel.

Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Scarlett Johanson, Sam Rockwell, Samuel L. Jackson e Mickey Rourke.

Ficha Técnica:
Título original
:Iron Man 2
Gênero
:Aventura
Site oficial
:http://www.ironmanmovie.com
Estúdio
:Marvel Entertainment / Marvel Studios / Marvel Productions / Fairview Entertainment
Distribuidora
:Paramount Pictures / UIP
Direção
: Jon Favreau
Roteiro
:Justin Theroux, baseado nos quadrinhos de Stan Lee, Don Heck, Larry Lieber e Jack Kirby
Produção
:Kevin Feige
Música
:John Debney
Fotografia
:Matthew Libatique
Direção de arte
:Page Buckner, Michael E. Goldman e Suzan Wexler
Figurino
:Mary Zophres
Edição
:Dan Lebental e Richard Pearson
Efeitos especiais
:Industrial Light & Magic / Double Negative / Makeup Effects Laboratories / The Third Floor / Tinsley Transfers


TRAILER:

Nenhum comentário: