quinta-feira, 27 de maio de 2010

CINEMA: Robin Hood (EUA, 2010)



SINOPSE:


Robin Longstride (Russell Crowe) integra o exército do rei Ricardo Coração de Leão (Danny Huston), que está em plenas cruzadas. Após a morte do rei, ele consegue escapar juntamente com alguns companheiros. Em sua tentativa de fuga eles encontram Sir Robert Loxley (Douglas Hodge), que tinha por missão levar a coroa do rei a Londres. Loxley foi atacado por Godfrey (Mark Strong), um inglês que serve secretamente aos interesses do rei Filipe, da França. À beira da morte, Loxley pede a Robin que entregue a seu pai uma espada tradicional da família. Ele aceita a missão e, vestido como se fosse um cavaleiro real, parte para Londres. Após entregar a coroa ao príncipe João (Oscar Isaac), que é nomeado rei, Robin parte para Nottingham. Lá conhece Sir Walter (Max von Sydow) e Marion (Cate Blanchett), respectivamente pai e esposa de Loxley.


IMPRESSÕES:

Mais uma vez Hollywood rende-se a filmagem da lenda de Robin Hood. Contudo, dessa vez o foco está centrado numa versão com os dois pés na realidade. Comandada pelo veterano diretor inglês Ridley Scott (dos também épicos Gladiador e Cruzada), que trabalha mais uma vez com o astro Russel Crowe (repetindo a parceria com Scott, depois de Um Bom Ano, Rede de Mentiras, O Gângster e, é claro, Gladiador). Crowe interpreta Robin Hood nesse filme que aborda o mito de maneira mais real, com um foco menos fantástico do que o mostrado em suas outras versões cinematográficas. O filme, co-estrelado por Cate Blanchett (Elizabeth), como lady Marion, Mark Strong (Sherlock Holmes), como o antagonista de Hood, Sir. Godfrey, além do veterano Max Von Sydow (O Exorcista), Matthew Macfadyen (Orgulho e Preconceito), como o xerife de Nottingham (personagem completamente deseprdiçado na trama) e Danny Huston (30 Dias de Noite), numa ponta como o rei Ricardo Coração de Leão.

A história de Robin Hood passou por mudanças significativas com relação a lenda tão conhecida por todos, ganhando um ar de prelúdio, uma espécie de "Batman Begins medieval". Alguns aspectos funcionaram, outros nem tanto. É válido destacar a fotografia, o figurino e a direção de arte, que lembram bastante os dois épicos anteriores de Scott (Gladiador e Cruzada). As cenas de batalha também são muito bem coreografas, contudo o longa se estende demais e, apesar do bom início e do final corrido, o miolo do filme é arrastado e, quando chega o momento romântico da película, não convence, devido principalmente a falta de simpatia do casal Crowe e Blanchett (que, apesar disso, está belíssima com os cabelos em tons escuros).

Por fim, Robin Hood é, no geral, um bom filme. Comparado aos outros épicos de Ridley Scott, pode ser considerado o mais fraco, talvez pela falta de ousadia (apesar de ousar, digamos assim, na repaginação do mito), contudo vale a pena ser conferido, principalmente no que se refere aos detalhes técnicos. Quanto ao enredo em si, os furos no roteiro e a falta de profundidade de alguns personagens prejudicam a obra de maneira que, infelizmente, não a faz empolgar o expectador em demasia.

Elenco: Russel Crowe, Cate Blanchett, Mark Strong, Matthew Macfadyen, Kevin Durand, William Hurt e Danny Huston.

Ficha Técnica:
Título original
:Robin Hood

G
ênero:Aventura
Duração
:148 min
Ano de lançamento
:2010
Site oficial
:http://www.robinhoodthemovie.com/
Estúdio
:Universal Pictures | Imagine Entertainment | Relativity Media | Scott Free Productions
Distribuidora
:Universal Pictures (EUA) | United International Pictures - UIP
Direção
: Ridley Scott
Roteiro
:Brian Helgeland, baseado em história de Brian Helgeland, Ethan Reiff e Cyrus Voris
Produção
:Russell Crowe, Brian Grazer e Ridley Scott
Música
:Marc Streitenfeld
Fotografia
:John Mathieson
Direção de arte
:David Allday, Ray Chan e Karen Wakefiel

F
igurino:Janty Yates
Edição
:Pietro Scalia
Efeitos especiais
:Centroid Motion Capture | Hammerhead Productions | Moving Picture Company | Lola Visual Effects | Plowman Craven & Associates


Trailer:

Nenhum comentário: