quinta-feira, 27 de maio de 2010

CINEMA: Robin Hood (EUA, 2010)



SINOPSE:


Robin Longstride (Russell Crowe) integra o exército do rei Ricardo Coração de Leão (Danny Huston), que está em plenas cruzadas. Após a morte do rei, ele consegue escapar juntamente com alguns companheiros. Em sua tentativa de fuga eles encontram Sir Robert Loxley (Douglas Hodge), que tinha por missão levar a coroa do rei a Londres. Loxley foi atacado por Godfrey (Mark Strong), um inglês que serve secretamente aos interesses do rei Filipe, da França. À beira da morte, Loxley pede a Robin que entregue a seu pai uma espada tradicional da família. Ele aceita a missão e, vestido como se fosse um cavaleiro real, parte para Londres. Após entregar a coroa ao príncipe João (Oscar Isaac), que é nomeado rei, Robin parte para Nottingham. Lá conhece Sir Walter (Max von Sydow) e Marion (Cate Blanchett), respectivamente pai e esposa de Loxley.


IMPRESSÕES:

Mais uma vez Hollywood rende-se a filmagem da lenda de Robin Hood. Contudo, dessa vez o foco está centrado numa versão com os dois pés na realidade. Comandada pelo veterano diretor inglês Ridley Scott (dos também épicos Gladiador e Cruzada), que trabalha mais uma vez com o astro Russel Crowe (repetindo a parceria com Scott, depois de Um Bom Ano, Rede de Mentiras, O Gângster e, é claro, Gladiador). Crowe interpreta Robin Hood nesse filme que aborda o mito de maneira mais real, com um foco menos fantástico do que o mostrado em suas outras versões cinematográficas. O filme, co-estrelado por Cate Blanchett (Elizabeth), como lady Marion, Mark Strong (Sherlock Holmes), como o antagonista de Hood, Sir. Godfrey, além do veterano Max Von Sydow (O Exorcista), Matthew Macfadyen (Orgulho e Preconceito), como o xerife de Nottingham (personagem completamente deseprdiçado na trama) e Danny Huston (30 Dias de Noite), numa ponta como o rei Ricardo Coração de Leão.

A história de Robin Hood passou por mudanças significativas com relação a lenda tão conhecida por todos, ganhando um ar de prelúdio, uma espécie de "Batman Begins medieval". Alguns aspectos funcionaram, outros nem tanto. É válido destacar a fotografia, o figurino e a direção de arte, que lembram bastante os dois épicos anteriores de Scott (Gladiador e Cruzada). As cenas de batalha também são muito bem coreografas, contudo o longa se estende demais e, apesar do bom início e do final corrido, o miolo do filme é arrastado e, quando chega o momento romântico da película, não convence, devido principalmente a falta de simpatia do casal Crowe e Blanchett (que, apesar disso, está belíssima com os cabelos em tons escuros).

Por fim, Robin Hood é, no geral, um bom filme. Comparado aos outros épicos de Ridley Scott, pode ser considerado o mais fraco, talvez pela falta de ousadia (apesar de ousar, digamos assim, na repaginação do mito), contudo vale a pena ser conferido, principalmente no que se refere aos detalhes técnicos. Quanto ao enredo em si, os furos no roteiro e a falta de profundidade de alguns personagens prejudicam a obra de maneira que, infelizmente, não a faz empolgar o expectador em demasia.

Elenco: Russel Crowe, Cate Blanchett, Mark Strong, Matthew Macfadyen, Kevin Durand, William Hurt e Danny Huston.

Ficha Técnica:
Título original
:Robin Hood

G
ênero:Aventura
Duração
:148 min
Ano de lançamento
:2010
Site oficial
:http://www.robinhoodthemovie.com/
Estúdio
:Universal Pictures | Imagine Entertainment | Relativity Media | Scott Free Productions
Distribuidora
:Universal Pictures (EUA) | United International Pictures - UIP
Direção
: Ridley Scott
Roteiro
:Brian Helgeland, baseado em história de Brian Helgeland, Ethan Reiff e Cyrus Voris
Produção
:Russell Crowe, Brian Grazer e Ridley Scott
Música
:Marc Streitenfeld
Fotografia
:John Mathieson
Direção de arte
:David Allday, Ray Chan e Karen Wakefiel

F
igurino:Janty Yates
Edição
:Pietro Scalia
Efeitos especiais
:Centroid Motion Capture | Hammerhead Productions | Moving Picture Company | Lola Visual Effects | Plowman Craven & Associates


Trailer:

terça-feira, 25 de maio de 2010

Cinema e DVD: Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 1981/2010, EUA)


SINOPSE: Fúria de Titãs 1981

Na Grécia Antiga, Acrísio (Donald Houston), o rei de Argos, considerou uma grande desonra sua filha Dânae (Vida Taylor), que é solteira, ter tido um filho, Perseu (Harry Hamlin). Assim determinou que tanto a filha quanto o neto fossem presos num caixão, que foi jogado ao mar, de forma que sua honra seja restaurada. No Olimpo, Zeus (Laurence Olivier) tem a confirmação da ordem de Acrísio e fica bastante irado, pois Perseu era filho de Zeus. Hera (Claire Bloom), a esposa de Zeus, ainda tentou interceder, dizendo que Acrísio fez muitos templos para louvá-lo. Porém a decisão já estava tomada. Zeus ordena que Poseidon (Jack Gwillim) liberte o último titã, Kraken. Zeus deseja punir não apenas Acrísio mas também Argos, que será destruído. Paralelamente, ele diz para Poseidon fazer com que o caixão no qual estavam Dânae e Perseu chegasse numa tranquila e remota praia. Após a destruição de Argos, Zeus fica sabendo que Dânae e Perseu chegaram em segurança na ilha de Sérifos. Os anos passam e Perseu se torna um belo jovem. Paralelamente Calibos (Neil McCarthy), o filho da deusa Tétis (Maggie Smith), era tão cruel que Zeus decidiu puni-lo, dando-lhe uma aparência horrenda. Isto significava que não se casaria mais com a linda princesa Andrômeda (Judi Bowker), que vivia em Jopa, na Fenícia. Tétis ainda tentou obter a clemência de Zeus e, como não conseguiu, decidiu prejudicar Perseu, mostrando-lhe um mundo que ele desconhecia. Apesar de Perseu ter a proteção divina de seu pai, alguns seres mitológicos estão dispostos a destruí-lo.

SINOPSE: Fúria de Titãs 2010

Perseus (Sam Worthington) descobre que é o filho mortal de Zeus (Liam Neeson), mas recusa-se a aceitar tal condição. Contudo, para salvar a cidade de Argos da fúria dos deuses do olimpo e da vingança de seu tio Hades (Ralph Fiennes), ele vai ter que enfrentar uma perigosa jornada contra terríveis criaturas como a Medusa para salvar os simples mortais e a bela Andrômeda (Alexa Davalos) do sacrifício para o monstro Kraken.
IMPRESSÕES:

Sempre fui fascinado por histórias de fantasia, que tem como tema o fantástico, a imaginação, o sonho. Também fui fascinado por mitologia e heróis, em especial a grega, com toda a sua riqueza e percepção acerca do ser humano, mesmo que através de mitos e alegorias. Porém, apesar de ser um entusiasta do tema e um "cinefilinho" da Sessão da Tarde quando criança, não me recordo de ter assistido ao Fúria de Titãs clássico, de 1981. Muitos filmes passam por minha cabeça, tais quais Willow - Na Terra da Magia, Kull, Caravana da Coragem, A História Sem Fim, A Lenda etc (está certo que nenhum deles têm como tema a mitologia grega, mas todos apostam na fantasia como subtexto). Portanto, quando a estréia do remake de Fúria de Titãs estava prestes a estrear, decidi conferir o original antes para tentar estabelecer uma conexão e, como não poderia deixar de ser, comparar as obras, mesmo com a distância temporal e técnica que as separam.

Sendo assim, neste último domingo (23-5-2010) decidi assistir ao filme concebido pelo mago dos efeitos especiais em stop-motion (técnica que utiliza bonecos criados artesanalmente e que são manipulados e filmados quadro a quadro) Ray Harryhausen. O filme apresenta uma trama um tanto quanto inocente, característica esta recorrente nas aventuras da década de 1980, apresentando a história do semi-deus Perseu ( vivido pelo não muito expressivo Harry Hamlin) e sua luta para salvar a princesa Andrômeda, combatendo no caminho diversas criaturas, inclusive a Medusa e o terrível Kraken (criatura submarina que, na verdade, não pertence a mitologia grega, de acordo com as palavras do próprio Rayhausen).

Apesar dos efeitos especiais um tanto quanto toscos (até mesmo para a época, já pós Star Wars), o filme tem um ritmo interessante e é a partir da maneira inocente com que a história é contada que ele ganha o espectador, apresentando diversos personagens clássicos da mitologia grega, com destaque para o panteão de deuses, que possui alguns nomes famosos interpretando-os, a exemplo de Sir. Laurence Olivier (grande ator e diretor de diversas adaptações de obras de Shakespeare para o cinema nas décadas de 40 e 50), como Zeus, Maggie Smith (mais conhecida como a professora Minerva, da cine-série Harry Potter), como a deusa Tétis e Burgess Meredith (o eterno mestre de Rocky Balboa, na série de filmes de Sylvester Stallone), como Ammon, uma espécie de tutor do jovem Perseu. Além do bom elenco, o filme conta com locações belíssimas e críveis, além de uma trilha sonora marcante e que sustenta as cenas de ação com muito mais vigor do que os já não tão convincentes efeitos visuais do filme.

O Fúria de Titãs original é uma aventura interessante e divertida, mas não muito diferente de diversas outras produções da época e, portanto, tem como demérito a estrutura datada e superficial do enredo, mas se o que vale mesmo é a mitologia, certa ou errada ela está presente em cada quadro desta produção corajosa de 1981.

Quanto ao remake, fui assistí-lo ontem (24-5-2010) e, como já esperado (quando vi o trailer do filme não fiquei muito animado, pois tive a impressão de que o filme seria um emaranhado de efeitos e explosões sem enredo algum) ele não acrescentou muita coisa a obra original. Também com um casting de atros, a exemplo de Liam Neeson e Ralph Fiennes, que interpretam Zeus e Hades, respectivamente e que repetem a parceria feita anteriormanete no filme A Lista de Schindler, quando ambos atuaram juntos pela primeira vez, este novo Fúria de Titãs toma algumas liberdades artísticas quanto a história do filme original, mas repete o mesmo erro do mesmo, que é a falta de conteúdo na trama, que resulta num produto final um tanto quanto raso.

Tecnicamente o filme é sublime, apesar de exceder-se nos efeitos visuais, que acabam por transformar o ambiente em um painel de pixels artificiais, aspecto que o longa original não tinha, visto que o mesmo apresentava locações reais, em sua maioria. As cenas de combates são interessantes, mas não muito originais. Quanto as atuações, Neeson está mais discreto na atuação do que seu figurino (uma armadura à lá Cavaleiros do Zodíaco reluzente), apesar de repetir o mesmo papel dos seus últimos trabalhos (a exemplo do Leão Aslan, de As Crônicas de Nárnia, Henri Ducard, de Batman Begins e Qui Go Jin, de Star Wars - A Ameaça Fantasma). Fiennes está extremamente caricato como o deus Hades, com uma dicção à lá Voldemort, da saga Harry Potter (coincidência o mesmo ser também vivido pelo inglês?) e Sam Worthington (do arrasa-quarteirão Avatar), o novo queridinho de hollywood, entrega um Perseu completamente apático, sem profundidade e carisma, complicando assim para que espectador se identifique com o filme, já que ele é o protagonista da história. Além desses, é válido destacar as presenças femininas de Gemma Arterton (de Quantum of Solace - uma espécie de cover da Jennifer Garner, só que inglesa e mais charmosa) e Alexa Davalos, como a ignorada, porém belíssima princesa Andrômeda. O filme ainda conta com uma boa ponta de Pete Postlethwaite (Em Nome do Pai) e uma inútil de Danny Huston (Robin Hood), como o deus Poseidon, que se aparece por 2 minutos é muito.

Mas, apesar do grande elenco desperdiçado devido a inconsistência do enredo, este remake de Fúria de Titãs é divertido e cheio de ação (como pede a cartilha dos filmes evento de hollywood). Não apresenta nada muito cativante, nem fomenta o pensamento, mas diverte o espectador por quase duas horas se este, é claro, não for muito exigente.

Está em dúvida entre qual das versões assistir? Recomendo que veja as duas. De certa forma elas se complementam e talvez daí você possa extrair algo de interessante. No fim são bons passatempos, mas que com certeza não ficarão tanto tempo guardados na memória. Contudo, ainda fico aqui pensando: como seria legal se finalmente fizessem um bom filme sobre mitologia grega. Infelizmente, não me recordo de nenhum bom filme sobre o tema. Alguém se recorda?
Elenco (1981): Harry Hamlin, Judi Bowker, Burgess Meredith, Maggie Smith e Laurence Olivier.

Elenco (2010): Sam Worthington, Gemma Arterton, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Alexa Davalos e Mads Mikkelsen.
Fichas Técnicas:

Título original:Clash of the Titans
Gênero
:Aventura
Duração
:01 hs 58 min
Ano de lançamento
:1981
Estúdio
:MGM / Titan Productions
Distribuidora
:MGM
Direção
: Desmond Davis
Roteiro
:Beverly Cross
Produção
:Ray Harryhausen e Charles H. Schneer
Música
:Laurence Rosenthal
Fotografia
:Ted Moore
Direção de arte
:Giorgio Desideri, Fernando Gonzalez, Peter Howitt e Don PIcton
Figurino
:Emma Porteus
Edição
:Timothy Gee

Título original
:Clash of the Titans
Gênero
:Épico
Duração
:118 min
Ano de lançamento
:2010
S
ite oficial:http://www.furiadetitas.com.br
Estúdio
:Warner Bros. Pictures / Legendary Pictures | Thunder Road Film / The Zanuck Company
Distribuidora
:Warner Bros. Pictures
Direção
: Louis Leterrier
Roteiro
:Travis Beacham, Phil Hay e Matt Manfredi, baseado em roteiro de Beverley Cross
Produção
:Kevin De La Noy e Basil Iwanyk
Música
:Stephen Coleman
Fotografia
:Peter Menzies Jr.
Direção de arte
:Patricio M. Farrell e James Foster
Figurino
:Lindy Hemming
Edição
:David Freeman e Vincent Tabaillon
Efeitos especiais
:CEG Media / Moving Picture Company / Neil Corbould Special Effects / The Visual Effects Company

Trailer: Fúria de Titãs 1981

Trailer: Fúria de Titãs 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

CINEMA: Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, 2010 / EUA)


SINOPSE:

Após confessar ao mundo ser o Homem de Ferro, Tony Stark (Robert Downey Jr.) passa a ser alvo do governo dos Estados Unidos, que deseja que ele entregue seu poderoso traje. Com a negativa, o governo passa a desenvolver um novo traje com o maior rival de Stark, Justin Hammer (Sam Rockwell). Jim Rhodes (Don Cheadle), o braço direito de Tony, é colocado no centro deste conflito, o que faz com que assuma a identidade de Máquina de Combate. Paralelamente, Ivan Vanko (Mickey Rourke) cria o alter-ego de Whiplash para se vingar dos atos da família Stark no passado. Para combater Whiplash e a perseguição do governo, Stark conta com o apoio de sua nova assistente, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), e de Nick Fury (Samuel L. Jackson), o diretor da S.H.I.E.L.D.

IMPRESSÕES:

Poucas seqüencias conseguem superar a obra original. Porém, também são poucas as que, apesar de não superarem, manterem o grande nível da primeira apresentando uma continuação que honra e dá, como o termo diz, continuidade ao universo apresentado. E é nesta condição que se encontra Homem de Ferro 2. A continuação do badalado longa de 2008 está, literalmente, "pau a pau" com o filme original. Tendo seu início imediatamente após o término do anterior, quando Tony Stark (rosto e alma de Robert Downey Jr., de O Solista) revela numa coletiva de imprensa que é o Homem de Ferro, a trama do longa acompanha as conseqüencias das até então imaturas decisões de Stark, que acabam trazendo diversos problemas para ele, sua empresa e seus amigos mais próximos (Pepper Potts, interpretada por Gwyneth Paltrow, de Amantes e Jim Rhodes, vivido no longa anterior por Terrence Howard e neste por Don Cheadle, ambos de Crash - No Limite). Além de passar por uma provação, visto que Stark está na mira de um misterioso cientista russo, que desejva vingança contra o clã Stark, com o auxílio de um empresário rival de Tony, Justin Hammer.

Além de trazer grande parte do casting do filme anterior (à excessão de Howard, que foi muito bem substituído), Homem de Ferro 2 apresenta uma nova leva de coadjuvantes de mão cheia. São eles Mickey Rourke (O Lutador), como o vilão Whiplash, o tal cientista russo. Sam Rockwell (Choke - No Sufoco), que interpreta de maneira brilhante o executivo mal caráter Justin Hammer, além das boas presenças de Scarlett Johanson (Vicky Christina Barcelona), belíssima e sensual como Natasha Romanov (Viúva Negra para os fãs de HQs) e de Samuel L. Jackson (The Spirit), como o Nicky Fury, manda-chuva da agência S.H.I.E.L.D.

O diretor Jon Favreau (Zathura) mais uma vez mostra um trabalho competente, que apresenta com equilíbrio cenas de ação de tirar o fôlego (apesar de um tanto quanto curtas, a exemplo do clímax final) e desenvolvimento dos personagens, não só Tony Stark. E é este justamente o destaque do longa, já que quase todos os personagens apresentados tem um certo destaque na trama e não são esquecidos no desenvolvimento desta (incluindo aí o agente Coulson (Clark Gregg, de Choke - No Sufoco) e o pau pra toda hora de Stark, Happy Hogan, interpretado pelo próprio Favreau). E é justamente através dos diálogos e da narrativa que o filme se destaca, até mesmo mais do que as seqüencias de ação. A qualidade narrativa e a edição primorosa são tão boas que, juntamente a fantástica interpretação de Downey Jr., o personagem Tony Stark torna-se mais interessante e atrai mais o público do que seu alter-ego, o Homem de Ferro.

Por fim, um grande filme, repleto de ação, aventura, comédia, drama e, principalmente, ótimos personagens com personalidades próprias. Candidatíssimo a maior bilheteria do ano, Homem de Ferro 2 é diversão de alta qualidade e que, de maneira competente, aumenta o grau de periculosidade em comparação ao primeiro episódio, sem cair no exagero. Que venha o fechamento da trilogia e o tão esperado filme do citado projeto Vingadores. Execelente seqüencia.

Obs.: Confira o filme até o final dos créditos, principalmente se você for um conhecedor do universo dos quadrinhos da Marvel.

Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Scarlett Johanson, Sam Rockwell, Samuel L. Jackson e Mickey Rourke.

Ficha Técnica:
Título original
:Iron Man 2
Gênero
:Aventura
Site oficial
:http://www.ironmanmovie.com
Estúdio
:Marvel Entertainment / Marvel Studios / Marvel Productions / Fairview Entertainment
Distribuidora
:Paramount Pictures / UIP
Direção
: Jon Favreau
Roteiro
:Justin Theroux, baseado nos quadrinhos de Stan Lee, Don Heck, Larry Lieber e Jack Kirby
Produção
:Kevin Feige
Música
:John Debney
Fotografia
:Matthew Libatique
Direção de arte
:Page Buckner, Michael E. Goldman e Suzan Wexler
Figurino
:Mary Zophres
Edição
:Dan Lebental e Richard Pearson
Efeitos especiais
:Industrial Light & Magic / Double Negative / Makeup Effects Laboratories / The Third Floor / Tinsley Transfers


TRAILER: