terça-feira, 10 de julho de 2007

A Gangue Está em Campo


Hollywood adora dramas esportivos com contexto de superação. Principalmente quando em sua trama estao presentes esportes como beiseball, futebol americano ou basquete (esportes tradicionais da cultura norte-americana) misturadas com subúrbios, guetos, jovens deliquentes negros e um final grandiloquente em que ocorre uma volta por cima. A Gangue Está em Campo (Gridiron Gang) poderia ser apenas mais um desses filmes, porém o filme dirigido por Phil Joanou (Desejos), ao contrário de outros exemplares do gênero, possui uma consistência narrativa e coesão acima da média.

O longa narra a história de um homem (Dwayne "The Rock" Johnson) que decide drasticamente os métodos reintegração de jovens presos em uma detenção para menores infratores, através da prática (pelos detentos) de futebol americano, com o objetivo de que eles interajam entre si (ocorrem diversos conflitos devido a eles pertencerem a gangues rivais), adquiram respeito próprio, desenvolvam trabalho em grupo e, dessa forma, se afastem cada vez mais do mundo de gangues e crimes ao qual pertenciam.

Esse drama baseado em fatos-reais (fato bastante corriqueiro em películas hollywoodianas) não é um filme perfeito. Por vezes a história perde o rumo por conta do excesso de clichês e até mesmo por um leve tom de surrealismo (no sentido de não verossímel) em sua narrativa, transformando o filme num tipo de suporte de auto-ajuda.

No entando, um dos méritos do longa está na escalação do elenco. Encabeçado pelo já citado The Rock, ex-lutador de luta livre e astro de filmes como O Escorpião Rei e Doom, mostra que não é apenas uma criação do mercado cinematográfico. Ele demonstra bastante talento ao interpretar (isso mesmo, ele interpreta) o determinado oficial e, também, treinador de futebol americano da detenção. Sua interpretação envolve, comove e , realmente surpreende. Agarra com unhas e dentes o papel que poderá mudar a visão de muitos que não confiavam em seu talento dramático. Talvez exista um ator vivendo por trás de todos aqueles músculos, ao contrário de alguns astros dos anos 80/90.

Também é válido ressaltar a qualidade do elenco de apoio. Formado em sua maioria por atores desconhecidos, eles conseguem transmitir bastante consistência em suas interpretações para o fortalecimento da história do filme.

A Gangue Está em Campo não é um que mudará o mundo cinematográfico, nem tem essa pretenção, porém, é um drama correto que acerta ao balancear denúncia social a trama com o que os americanos melhor sabem fazer (e que nós assistimos e nos emocionamos com o maior gosto), entretenimento de primeira. E é nessa função que o filme se sagra vencedor. Assista e se envolva.

NOTA: 7,5.

Ficha Técnica
Título Original: Gridiron Gang
Gênero: Drama
Tempo de duração: 120 min
Ano de lançamento (EUA): 2006

Estúdio: Columbia Pictures
Distribuição: Universal Pictures (Brasil)
Direção: Phil Joanou
Roteiro: Jeff Maguire
Produção: Lee Stanley, Neil Moritz

Elenco: The Rock, Xzibit, L. Scott Caldwell, Leon Rippy, Kevin Dunn, Michael J. Pagan, Jade Yorker, David V. Thomas, Setu Taase, James Earl.

Trailer: http://br.youtube.com/watch?v=qm8vVSUnUWs

Um comentário:

FolhaEsportiva disse...

Muito bacana as observações. Tenho um site folhaesportiva.com.br e vou postar como matéria.
Grande abraço
Pedrinho-FE