segunda-feira, 30 de junho de 2008

As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian


Seqüencia do sucesso O Leão, O Guarda-roupa e a Feitiçeira, Príncipe Caspian traz de volta os irmãos Pevensie à Nárnia, visto que esta está novamente a mercê de forças malignas. Porém, desta vez, as crianças voltam à terra mágica séculos depois de sua última visita (a explicação dada é que o espaço-tempo dentre os dois mundos é diferente) e a encontram num verdadeiro caos. Nárnia foi completamente dominado pelos homens que, através de força e imposição (conheçemos bem isso, não?) promovem um massacre fatal nas demais raças fantásticas, ou seja, nos narnianos (pois os homens não são naturais do mundo de Nárnia). Ao mesmo tempo, o herdeiro do trono, Caspian, se vê orbigado a fugir pois fora alvo de assassinato de seu tio, que pretende colocar no trono seu filho recém-nascido, mesmo este não sendo herdeiro direto. Daí em diante Caspian encontra os antigos reis e rainha (os Pevensie) e, junto aos remanscentes narnianos, começam a formar uma aliança para reaver Nárnia e salvá-la da destruição em que está inserida.

Com um tom mais sombrio que o longa anterior, Príncipe Caspian apresenta uma grande evolução em relação ao primeiro. Os personagens estão mais a vontade, o roteiro mais direto e incisivo, as cenas de batalha mais elaboradas e, o principal, o ritmo do filme está mais contagiante e dinâmico e até mesmo os efeitos visuais melhoraram bastante desde 2005 (ano de lançamento da primeira parte).

Príncipe Caspian, de certa forma, traz consigo uma certa aura que remetem à trilogia O Senhor dos Anéis. Não em sua total complexidade, longe disso, mas no sentido e na busca da obra, em sua caracterização, visto que desde O Retorno do Rei (a terceira parte da trilogia Senhor dos Anéis) um filme de fantasia não apresentava qualidades suficientes, tanto para crítica quanto para o público, porém, de certa forma, Príncipe Caspian promove um retorno ao estilo elevado de O Senhor dos Anéis.

Por fim, o longa é bastante superior a primeira parte (e também de outros lançamentos do estilo, como Eragon e A Bússola de Ouro) por, primeiramente, conseguir desenvolver uma certa identidade e, graças a agora comprovada competência do diretor Andrew Adamson (dos dois primeiros Shreks), Príncipe Caspian se apresenta como um filme maduro e divertido, que não apresenta o mesmo erro da parte anterior, que focou alvo no público infantil e deixou os adolescente e viciados em fantasia a segundo plabo. Desta vez, com o tom soturno da obra, o longa ganhou bastante e, até mesmo sua duração foi elevada: este novo lançamento passa das duas horas de projeção. Uma boa opção para todas as idades.

NOTA: 8.

Ficha Técnica:
Título Original: The Chronicles of Narnia: Prince Caspian
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 147 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Site Oficial: www.disney.com.br/cinema/narnia2
Estúdio: Walt Disney Pictures / Walden Media / Ozumi Films / Silverbell Films / Stillking Films
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures / Buena Vista International
Direção: Andrew Adamson
Roteiro: Christopher Markus, Andrew Adamson e Stephen McFeely, baseado em livros de C.S. Lewis
Produção: Andrew Adamson, Mark Johnson e Philip Steuer
Música: Harry Gregson-Williams
Fotografia: Karl Walter Lindenlaub
Desenho de Produção: Roger Ford
Direção de Arte: David Allday, Matthew Gray, Klara Holubova, Jules Cook, Stuart Kearns, Jill Cormack, Elaine Kusmishko, Charles Leatherland, Phil Simms, Jirí Sternwald, Frank Walsh e Jason Knox-Johnston
Figurino: Isis Mussenden
Edição: Sim Evan-Jones
Efeitos Especiais: Weta Digital / Baseblack / Escape Studios / Moving Picture Company / Framestore CFC / Giant Studios / Rising Sun Pictures / ScanlineVFX

Elenco: William Moseley, Skandar Keynes, Anna Popplewell, Georgie Henlie, Ben Barnes, Sergio Castellito, Tilda Swinton e Liam Neeson (voz).


2 comentários:

Carlyson Oliveira disse...

E aew véim!!! Tudo em ordem???
Já me indicaram este filme! Estou à procura dele! :D - Brevemente assistirei!

Flws Cara!

Uma Leitura disse...

E aí Carlysson, td bem? Olha, o filme é bacana... assista mesmo e tire suas conclusões. Acho q ele estará disponível em DVD antes do natal... grande abraço!