domingo, 1 de junho de 2008
Speed Racer
Eis que, após a conclusão da saga Matrix, em 2003, os roteiristas e diretores da revolucionária e cultuada obra de ficção científica, Andy e Larry Wachowski, voltam a filmar (em 2006 produziram e escreveram V de Vingança). E, o projeto no qual se envolveram é tão destacável quanto sua obra anterior: a adaptação do clássico animé japonês Speed Racer.
Totalmente filmado em green-screen (ou seja, no fundo verde, sem cenários), o longa conta com Emile Hirsch (revelado em Um Show de Vizinha e reconhecido como "ator" em filmes como Alpha Dog e, principalmente, Na Natureza Selvagem), que vive Speed, um jovem piloto de corridas que, ao lado da família (composta pelos veteranos John Goodman e Susan Sarandon, como seus pais, o irmão mais novo e o "macaco" da família), que detém uma equipe de automobilismo, deseja ser campeão e, também, honrar o irmão desaparecido anos atrás devido a alguns "impasses de percusso" (políticas nada convencionais dos concorrentes).
O enredo é bastante simples e, devido a isto, acaba não ajudando muito ao filme. O que mais marca nele são a enchurrada de efeitos visuais ( a cargo da mesma equipe que criou os efeitos revolucionários da trilogia Matrix) que, no entanto, não acrescentam muito à já tão saturada safra de filmes que detém efeitos similares. Os técnicos tentam apresentar novidades, porém o que mais se nota de "diferente" é a utilização de cores chamativas e fortes (que, de certa forma, são características dos animés e mangás) e o deslocamento dos ângulos de câmera. No entanto, isso não basta para elevar o filme há um ótimo exemplar do gênero.
Speed Racer é, de certa forma, cansativo. O longa é bastante longo (perdoe a redundância) para o pouco conteúdo, os momentos de alívio cômico (que não são poucos) são exagerados e até mesmo pastelões demais e, as seqüencias de corrida não apresentam nada de novo e, conseqüentemente, não empolgam (até chegam a cansar um pouco).
O filme não é péssimo, longe disso. Porém, numa comparação com seus rivais (Homem de Ferro, que estrou uma semana antes e o novo Indiana Jones, que estreou uma semana depois) Speed Racer corre bem atrás (que contradição). O longa não sabe a quem deve agradar: as crianças, os adolescentes, os pais? Não fica claro durante toda a exibição. Tanto que o filme foi fracasso de bilheteria nos Estados Unidos, tendo melhor retorno em outros países, como no Brasil, contudo não sendo o suficiente para deixar os produtores mais aliviados.
Por fim, o filme, ainda assim, é uma boa pedida. Inferior há vários do gênero? Com certeza. No entanto, as boas atuações (se bem que um tanto caricatas) ajudam a criar empatia para com o filme que despenca por não saber há quem agradar. No mínimo, uma boa pedida para o fim de semana com a família quando estiver disponível em DVD.
NOTA: 7.
Ficha Técnica:
Título Original: Speed Racer
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 135 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Site Oficial: www.speedracerofilme.com.br
Estúdio: Warner Bros. Pictures / Anarchos Productions / Village Roadshow Pictures / Silver Pictures
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski, baseado em série de TV criada por Tatsuo Yoshida
Produção: Grant Hill, Joel Silver, Andy Wachowski e Larry Wachowski
Música: Michael Giacchino
Fotografia: David Tattersall
Desenho de Produção: Owen Paterson
Direção de Arte: Hugh Bateup, Marco Bittner Rosser, Stephan O. Gessler, Sebastian T. Krawinkel e Anja Müller
Figurino: Kym Barrett
Edição: Roger Barton e Zach Staenberg
Efeitos Especiais: CIS Hollywood / Evil Eye Pictures / CafeFX / BUF / Industrial Light & Magic / Lola Visual Effects / Digital Domain / Proof / Rainmaker Animation & Visual Effects / Gentle Giant Studios / Halon Entertainment / Rising Sun Pictures / Sony Pictures Imageworks
Elenco: Emile Hirsch, Christina Ricci, Mathew Fox, John Goodman e Susan Sarandon.
Trailer:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário