quarta-feira, 25 de junho de 2008

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Confesso que nunca fui fã da série Indiana Jones. Quando criança, era mais um dos vários espectadores da nostálgica "Sessão da Tarde", porém me encantava muito mais com Marty McFly e Doc Brown (junto ao magnífico DeLorean modificado) no clássico De Volta para o Futuro ou com os tipos brucutus, porém carismáticos de Scharzenegger, como em O Exterminador do Futuro e Predador. Tais longas me encantavam muito mais do que os estrelados pelo arqueólogo aventureiro.

No entanto, foi recentemente (já nos anos 2000) que descobri o mito Indiana Jones. Assistindo ao primeiro box em DVD do arqueólogo pude presenciar uma sensação de nostalgia e divertimento, apesar deste não ter feito parte da minha vida. Porém, antes tarde do que nunca. Não virei um fã, porém após ver os longas em ordem cronológica, começei a admirar muito a série e, principalmente, seu diretor, o eterno pipoqueiro, Steven Spielberg.

Contudo, o que importa é falar de O Reino da Caveira de Cristal. Pois bem, quase duas décadas após a 'finalização' da série, eis que Spielberg, junto à George Lucas (criador e produtor dos filmes) e Harrison Ford (eterno herói à lá 80's) se reunem novamente e colocam nos cinemas de todo o mundo mais uma aventura do ícone norte-americano para uma nova geração. Porém, como já dito, quase vinte anos se passaram. A idéia deu certo?

Com certeza. O Reino da Caveira de Cristal é um dos filmes mais divertidos da temporada. 'Atualziando' o ritmo matinê dos filmes antigos para as novas platéias, o longa tem de tudo: ação, aventura, romance e, é claro, situações cômicas. Porém, nada disso funcionaria se o elenco não estivesse à altura do projeto. Além da volta do eterno Jones, Harrison Ford, que, apesar das rugas a mais continua com o mesmo espírito forte e atuação marcante (talvez o melhor personagem de sua carreira), tem-se um belíssimo elenco de apoio. O 'novo' talento Shia LaBeouf (Transformers), a oscarizada Cate Blanchett (Elizabeth), o competentíssimo Ray Winstone (A Lenda de Beoulf) e a volta de Karen Allen, interesse romantico do herói no primeiro longa da série.

Quanto à história, é um mais do mesmo. Mais de vinte anos depois do ocorrido no terceiro episódio, dessa vez o mundo vive o regime bipolar, plena guerra fria. Dessa forma, os tradicionais vilões nazistas são substituídos pelos soviéticos, liderados pela personagem caricata, porém muito a vontade de Cate Blanchett. Ela obriga Jones a encontrar a tal Caveira de Cristal do título, que seria um objeto extremamente valioso para os objetivos da extinta União Soviética, visto que, segundo a lenda, o artefato teria poderes inimagináveis, de ordem psíquica (um tema que lembra um pouco Hellboy, de Guilhermo Del Toro).

A partir daí viagens seguem, personagens se encontram (e reecontram), traições ocorrem e, é claro, explosões, brigas e correria. Mas o que mais chama a atenção ao tema do filme é a inclusão de nuances espirituais e extraterrestres. Isso mesmo, há um clima de retorno do diretor Spielberg aos seus primeiros (e, digamos, mais brilhantes) trabalhos, tais qual E.T. e Contatos Imediatos.

Por fim, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um filme que surpreende, pois diverte como poucos sem desrespeitar a inteligência do espectador. As mais de duas horas correm freneticamente e, após toda a projeção, fica apenas uma conclusão: a de que fazia tempo (desde King Kong, de Peter Jackson no final de 2005) que não me divertia tanto com um filme de aventura pipoca atemporal no cinema. Salve Indy!

NOTA: 9.

Ficha Técnica:
Título Original: Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull
Gênero: Aventura
Tempo de Duração:
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Site Oficial: www.indianajones.com
Estúdio: Paramount Pictures / Lucasfilm / Santo Domingo Film & Music Video / Amblin Entertainment
Distribuição: Paramount Pictures / UIP
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: David Koepp, baseado em estória de George Lucas e Jeff Nathanson e nos personagens criados por George Lucas e Philip Kaufman
Produção: Frank Marshall
Música: John Williams
Fotografia: Janusz Kaminski
Desenho de Produção: Guy Dyas
Direção de Arte: Luke Freeborn, Lawrence A. Hubbs, Mark W. Mansbridge, Lauren E. Polizzi e Troy Sizemore
Figurino: Bernie Pollack e Mary Zophres
Edição: Michael Kahn
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic / Gentle Giant Studios

Elenco: Harrison Ford, Shia LaBeouf, Karen Allen, Cate Blanchett, Ray Winstone, John Hurt e Jim Broadbent.



Nenhum comentário: