sexta-feira, 6 de novembro de 2009

CINEMA: Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds, 2009 / EUA)

SINOPSE:

2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

IMPRESSÕES:

Fantástico. Brilhante. Sublime. Maravilhoso. Extasiante. Filmaço. Essas e outras palavras podem definir o que é Bastardos Inglórios, o mais recente trabalho do roteirista e diretor Quentin Tarantino (Pulp Fiction - Tempo de Violência). E, como em toda obra deste norte-americano, esta está recheada de referências e de toda particularidade no seu estilo de filmar singular e único. Contudo, desta vez, como se trata de um filme de época (II Guerra Mundial), Tarantino metamorfoseou sua já consagrada fórmula e, de maneira quase que original, a adaptou a este cenário "novo" para o mais cultudado diretor da nova geração.


Estrelado por Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button) - muito bem como um militar caipira -, Bastardos Inglórios revisita um tema já bastante batido do cinema - o já citado conflito entre o nazismo e o resto do mundo - porém de forma totalmente diferente, apostando num enredo completamente aquém da história (será?) e, através da criatividade praticamente infinita que carrega, desenvolveu uma trama que junta um grupo de soldados americanos judeus (pois é), conhecidos como os Bastardos do título, que, sob a lidernança do tenente Aldo Raine (Pitt) possuem a simples missão de matar o maior número de nazistas alemães possíveis e escalpá-los (pois é). Acompanha também a história de uma garota francesa que perde a família assassinada mas consegue fugir de um astuto coronel alemão, Hans Landa (Christoph Waltz), conhecido como o Caçador de Judeus, devido à sua extrema perícia investigativa, no que concerne a "farejar" judeus e que, alguns anos após o ocorrido, o reencontra e planeja matá-lo junto a diversas peças fundamentais do Nacionalismo Alemão (como o Ministro da Propaganda, Goebbels e o próprio Fuhrer, Adolf Hitler), durante a estréia de um filme alemão produzido por Goebbels e que será exibido no cinema da jovem. O plano da moça? Incendiar o cinema com todos dentro. Doentio? Sádico? É isso e muito mais. Bastardos Inglórios se estende por mais de duas horas, detém dezenas de personagens carismáticos e, por que não dizer, profundos (na medida do possível) , mas passa voando.

Simplesmente fenomenal. O filme é tecnicamente perfeito, detém atuações inspiradas - com destaque para o ator Christoph Waltz, premidado como melhor ator no último Festival de Cannes, que cria um dos antagonistas mais incríveis da história do cinema moderno, como o coronel Hans Landa, uma direção e roteiro irretocáveis e, mesmo aparentando ser de extremo mal gosto (como disse, o filme não segue a cartilha histórica convencional), é um entretenimento de primeira, como só o mestre Tarantino poderia proporcionar. Bastardos é um filme no nível de Cães de Aluguel e Pulp Fiction - Tempo de Violência e, com certeza, um dos melhores longas da década. Revisonista e exagerdo? Com certeza. E completamente imperdível! Desde A Vida é Bela (lançado lá atrás, em 1997) não via um filme com a coragem de tratar um tema tabu, como o conflito da II Guerra, de maneira tão independente e sem amarras como neste longa. Corajoso e excelente. Cinemão!
NOTA: 10.

Elenco: Brad Pitt, Christoph Waltz, Diane Krueger, Mélanie Laurent, Eli Roth, Michael Fassbender, Daniel Brühl, Til Schweiger e Mike Myers.

Ficha Técnica:
Título original
:Inglourious Basterds
Gênero
:Guerra
Duração
:153 min
Ano de lançamento
:2009
Site oficial
:http://www.inglouriousbasterds-movie.com/
Estúdio
:The Weinstein Company / Universal Pictures / A Band Apart / Zehnte Babelsberg
Distribuidora
:The Weinstein Company / Universal Pictures / UIP
Direção
:Quentin Tarantino
Roteiro:Quentin Tarantino
Produção
:Lawrence Bender
F
otografia:Robert Richardson
Direção de arte
:Marco Bittner Rosser, Stephan O. Gessler, Sebastian T. Krawinkel, Andreas Olshausen, David Scheunemann, Steve Summersgill e Bettina von den Steinen
Figurino
:Anna B. Sheppard
Edição
:Sally Menke


Trailer:

Nenhum comentário: