domingo, 8 de novembro de 2009

DVD: A Mulher Invisível (2009, BRA)


SINOPSE:

Pedro (Selton Mello) ainda acredita no conceito do casamento, enquanto que Carlos (Vladimir Brichta) não aceita a possibilidade de que um homem passe toda sua vida ao lado da mesma mulher. Os dois são colegas de trabalho em uma sala de controle de tráfego da prefeitura, onde podem bisbilhotar à vontade a vida das pessoas. Um dia Carlos fica preocupado com o amigo, devido ao estado depressivo dele ao ser abandonado por sua esposa, Marina (Maria Luísa Mendonça). O mesmo acontece com Vitória (Maria Manoella), vizinha de Pedro, que testemunha silenciosamente seu drama através de um buraco na parede. Até que subitamente alguém bate na porta de Pedro. Trata-se de Amanda (Luana Piovani), sua nova vizinha, que veio apenas lhe pedir açúcar. Com um jeito inocente e ao mesmo tempo sedutor, ela muda a vida de Pedro. Só que tem um problema: Amanda é invisível, sendo que apenas aqueles que a desejam muito consegue enxergá-la.

IMPRESSÕES:

Às vezes o cinema nacional nos surpreende. E às vezes a surpresa que ele trás é altamente positiva. Finalmente o Brasil produziu um entretenimento para as massas que não pareça um programa especial de televisão, um drama sobre criminalidade (nada contra, pois existem diversos bons títulos à disposição, contudo o tema já está ficando bastante saturado) ou filmes autorai, feitos com orçamentos limitadíssimo e que não serão disponibilizados ao grande público. Sendo assim, este A Mulher Invisível difere completamente desses casos citados. O filme nada mais é do que uma comédia romântica, com um pano de fundo dramático, que envolve e faz rir, conta com alguns dos melhores atores e atrizes do país e, por conta da direção segura de Cláudio Torres (Redentor), nos apresenta um produto com temática hollywoodiana (comparação positiva) com um toque brasileiro.

Estrelado pelo ótimo Selton Mello (Feliz Natal) - as cenas em que ele está "sozinho" são hilárias, Mello com certeza é um dos mais ecléticos e competentes atores do cinema nacional - e pela ainda belíssima Luana Piovani (Romeu e Julieta), A Mulher Invisível aborda com primor o drama de um homem que após ser abandonado pela esposa, passa por um período confuso que beira a loucura e começa a imaginar e idealizar uma mulher perfeita. O tema principal da obra, ao contrário da primeira impressão, nada mais é do que a solidão e suas consequencias na vida de um indivíduo. Contudo, esse contorno dramático está apenas inserido como um adendo à obra, visto que no fundo o que A Mulher Invisível quer passar é a relação imagética entre o que é real e o que não é, entre o que se pode ter e o que se projeta, entre verdade e sonho, etc.


Absurdamente divertido, sem deixar de comover, A Mulher Invisível, com certeza, é uma das melhores surpresas do gênero produzido no Brasil, junto à Romance (filme de Guel Arraes, lançado ano passado). Tanto que foi muito bem nas bilheterias, mesmo brigando com diversos blockbusters norte-americanos (o longa estreou no mês de junho, ou seja, alta temporada do cinema pipocão) e, comprova de uma vez por todas que o Brasil possui pessoas capazes de produzirem (também) cinema popular que abarquem uma diversidade de gêneros, sem deixar de apostar na brasilidade. Tanto que, no momento o filme Besouro está em cartaz nos cinemas, e este nada mais é do que o primeiro épico de ação do cinema nacional. Pois é, talvez seja disso que a indústria cinematográfica nacional precise. Variedade de temas, não de autores, visto que disso não carecemos nada, apenas que sejam mais vistos pela população em geral.

Não poderia deixar de destacar as ótimas participações dos coadjuvantes do filme, como o competente e engraçado Vladimir Brichta (ótimo timing cômico - ele também está em Romance), a doce e classuda Maria Manoella, a insuperável Fernanda Torres (Saneamento Básico - O Filme), que rouba o filme em diversos momentos - irmã do diretor Cláudio Torres -, além de Paulo Betti (chato como sempre) e Marcelo Adnet (comediante que faz rir sem sorrir no filme. Ótimo). A trilha-sonora também ajuda bastante o desenvolvimento do longa, e apostando numa escolha eclética de canções (até mesmo internacionais, fato raro no cinema brasileiro) pontua o filme, cliando o clima ideal para as imagens exibidas. Elenco inspirado, direção segura e roteiro envolvente. Ótimo exemplar para ser visto e revisto.

EXTRAS:

O DVD possui um making of bem legal, que comenta através de entrevistas com elenco e diretor como surgiram as idéias para a feitura do filme e como foram os bastidores durante a gravação. Ou seja, nada inovador e bastante didático. Um especial com algumas cenas estendidas e com tomadas alternativas é o destaque do material extra de A Mulher Invisível. Também existem os indisensáveis trailer e teaser de divulgação do filme.


NOTA:8,5.

Elenco: Selton Mello, Luana Piovani, Vladimir Brichta, Maria Manoella, Fernanda Torres, Maria Luisa Mendonça, Paulo Betti, Marcelo Adnet, Lúcio Mauro.

Ficha Técnica:
Título original
:A Mulher Invisível
Gênero
:Comédia
Duração
:105 min
Ano de lançamento
:2009
Site oficial
:http://www.amulherinvisivel.com.br
Estúdio
:Conspiração Filmes / Globo Filmes / Warner Bros.
Distribuidora
:Warner Bros.
Direção
: Cláudio Torres
Roteiro
:Cláudio Torres
Produção
:Luiz Noronha e Eliana Soárez
F
otografia:Ralph Strelow
Direção de arte
:Denis Netto e Joana Mureb
Figurino
:Marcelo Pies


Trailer:

Nenhum comentário: