quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CINEMA: Michael Jackson's This Is It (2009, EUA)

SINOPSE:

Michael Jackson’s This Is It mostra aos fãs de Jackson e amantes da música um raro olhar do artista criando, desenvolvendo e ensaiando para os shows que seriam realizados na O2 Arena, em Londres, cujos ingressos estavam todos esgotados. Abrangendo os meses de abril a junho de 2009, e produzido com o total apoio do The Estate of Michael Jackson, o filme é o resultado da edição de mais de cem horas de cenas de bastidores, mostrando o artista enquanto ensaiava várias das músicas que seriam incluídas nas apresentações, será como se o público estivesse em assentos privilegiados e particulares, tendo a oportunidade de ver Michael Jackson de um modo jamais visto. Michael Jackson’s This Is It captura com detalhes naturais e francos o cantor, dançarino, cineasta, arquiteto, criador e o grande artista trabalhando, criando e aperfeiçoando seu espetáculo. Kenny Ortega, parceiro de criação de Michael Jackson e diretor de palco é também o diretor do filme que é produzido por Randy Phillips, Kenny Ortega e Paul Gongaware. Os produtores executivos são John Branca e John McCain.

IMPRESSÕES:

Ao final da sessão do documentário/musical de Michael Jackson, This Is It, apesar da euforia inicial, o verdadeiro sentimento que fica é o de satisfação misturada a uma dúvida angustiante. Após acompanhar tamanho espetáculo através da tela de cinema, fica engasgado como seria magnífico acompanhar aquilo que com certeza seria um dos maiores espetáculos jamais visto. Espetáculo este que, infelizmente, não mais teremos oportunidade de ver. Contudo, através desse trabalho de captação de imagens e montagem do diretor, coreógrafo e parceiro de Michael Jackson nessa empreitada, Kenny Ortega (High School Musical), poderemos obter fagulhas do que seria a deslumbrante nova turnê do rei do pop.

O trabalho de Ortega consiste num recorte de músicas dos ensaios para a não iniciada turnê, junto à depoimentos dos músicos, bailarinos e técnicos que fariam parte desta, além de trechos de bastidores, onde Ortega e Jackson discutem elementos para a produção dos shows que fariam parte da turnê. Diversos hits são executados, passando por quase todos os discos da carreira de Jackson, incluindo uma homengem ao Jackson 5, primeiro grupo ao qual o rei do pop fez parte.












Como destaque colocaria a nova versão de Thriller, com uma nova filmagem de zumbis, que, apesar de não mostrar o mesmo impacto da original, ganha pontos pelo novo prisma abordado e pela utilziação de recursos digitais - com certeza ficaria uma maravilha com efeitos 3D. Outra cançaõ que merece destaque é Earth Song, que apesar da mensagem parecer batida e piegas(o tema principal é a destruição dos recursos naturais pelo homem) também é complementado por um vídeo sensível e muito bem executado, cuminando numa interpretação inspiradíssima e emocionante de Jackson. A também clássica Smooth Criminal quase consegue superar sua primeira versão, com uma introdução onde Michael Jackson é inserido num clássico do cinema noir, estrelado por Humphrey Bogart, com um clima à lá Sin City, de Frank Miller. Deslumbrante. Por fim, todas as músicas apresentadas apresentavam detalhes novos que com certeza enchem os olhos do espectador por toda a complexidade e beleza. Um trabalho magínífico de Jackson e toda a sua equipe.













Pra finalizar, é impossível não comentar a performance de Jackson como cantor e bailarino. Apesar de todas as adversidades (físicas e mentais) passadas por ele, o rei do pop mostra-se em forma como nunca, apresentando energia, coordenação, técnica e desenvoltura. Assistindo as cenas, com certeza você não acreditaria que esse homem estaria com a saúde completamente abalada e, mais ainda, que morreria pouco tempo após o registro dessas imagens. This Is It mostra que, além de um gênio da música, o mundo perdeu a oportunidade de admirar, ao vivo, um espetáculo imagético deslumbrante. Não caberia comparar se este seria o melhor show de Michael Jackson, pois cada época traz consigo suas particularidades, contudo é certo que Jackson manteve o nível de suas produções e, como mais ninguém, abriria mais um capítulo na história do entretenimento. Se é que já não o fez... This Is It... é isso!

Lista das músicas apresentadas:

"Wanna Be Startin' Somethin'"
"Jam"
"They Don't Care About Us"
"Human Nature"
"Smooth Criminal"
"The Way You Make Me Feel"
"I Want You Back"
"I'll Be There"
"I Just Can't Stop Loving You"
"Thriller"
"Beat It"
"The Earth Song"
"Billie Jean"
"Man In The Mirror"

NOTA: 8,5. (Não é 10 por que fica a impressão de que a perfeição seria ao vivo).

Ficha Técnica:
Título original
:Michael Jackson's This Is It
Gênero
:Documentário
Duração
:102 min
Ano de lançamento
:2009
Site oficial
:http://www.thisisitofilme.com.br
Estúdio
:AEG Live / Columbia Pictures / The Michael Jackson Company / Stimulated
Distribuidora
:Sony Pictures Entertainment
Direção
: Kenny Ortega
Produção:Paul Gongaware, Randy Phillips, Chantal Feghali (coprodutor) e Michael Bearden
Música
:Michael Bearden
Fotografia
:Kevin Mazur
Direção de arte
:William Budge
Efeitos especiais:ReThink VFX / Entity FX / Makeup Effect Laboratories / Rising Sun Pictures / i.e. Effects


Trailer:

Nenhum comentário: