quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CINEMA: Lua Nova (New Moon, 2009 / EUA)


SINOPSE:

Um incidente na festa de aniversário de Isabella "Bella" Swan (Kristen Stewart) faz com que Edward Cullen (Robert Pattinson) vá embora. Arrasada, Bella encontra consolo ao lado de Jacob Black (Taylor Lautner). Aos poucos ela é atraída para o mundo dos lobisomens, ancestrais inimigos dos vampiros, e passa a ter sua lealdade testada. Quando descobre que a vida de Edward está em perigo, Bella corre contra o tempo para ajudá-lo no combate aos Volturi, um dos mais poderosos clãs de vampiros existentes.

IMPRESSÕES:

Orçamento dobrado. Maior promoção. Expectativa dos fãs a mil. Troca de comando (saiu a diretora Catherine Hardwick, entrou Chris Weitz). Mas, o questionamento é: com todo esse upgrade, a sequencia de Crepúsculo realmente mudou para melhor? Infelizmente a resposta é não. Apesar das sutis mudanças em alguns direcionamentos mal (beirando ao horrível) empregados no longa anterior, Lua Nova acaba errando em outros pontos, o que faz com que o filme não evolua a contento, sendo assim, de certa forma, um tremendo desperdício as novas novas atitudes tomadas pelos responsáveis pela produção do longa, artisticamente falando, já que Lua Nova já se tornou, a exemplo do capítulo anterior, uma febre de arrecadação. Resumindo: Lua Nova é tão bobo quanto Crepúsculo, apesar das "sutis" mudanças, como a exposição de torax malhados por parte dos indígenas, dentre outros detalhes.

Quanto ao elenco, não houveram muitas novidades (tanto na escalação, quanto no desempenho dos já estabelecidos na trama). Kristin Stewart continua apática e expressivamente perdida (além de continuar a se repetir em suas caracterizações). Robert Pattinson tenta maneirar nos trejeitos emocionais que desenvolveu para o personagem Edward no longa anterior, mas ainda está distante de entregar uma atuação que realmente conquiste o espectador, visto que soa risível a maioria das cenas emotivas desenvolvidas pelo jovem ator. Quanto aos debutantes da saga, devo destacar as presenças iluestres (ou não) de Michael Sheen (Anjos da Noite - A Rebelião), que contenta-se em interpretar um vampiro cliché, com tiques e maneirismos no estilo do Lestat interpretado por Tom Cruise no clássico Entrevista com o Vampiro e de Dakota Fanning (Guerra dos Mundos), que, em resumo, aperece não mais que 3 minutos em toda a projeção.


Quanto à parte técnica, realmente o orçamento mais avantajado fez diferença, já que houve um ganho no que tange os efeitos-visuais (principalmente as criaturas feitas em CGI), mesmo que não convençam por completo, devido a algumas truncagens amadoras (me refiro a transformação dos índios em lobisomens). A cenografia continua amadora, não aproveitando o potencial fotográfico do filme, tendo este quase nenhuma cena panorâmica, optando por closes e mais closes, parecendo até que fora gravado em estúdio. Em resumo, para onde foi todo o investimento? Talvez para as locações na Itália. Contudo, as (poucas) cenas mostradas lá são subaproveitadas pelo roteiro (mais uma vez) raso e superficial, a cargo novamente de Melisa Rosenberg.

Como já dito mais acima, infelizmente Lua Nova é uma decepção. Apesar da troca de comando, Chris Weitz (de A Bússola Dourada) mostrou-se tão incompetente quanto Hardwick, no que tange a dirigir uma produção que, apesar de ter como foco central o romance, também passeia pela aventura e pela ação, aspectos esses um pouco melhor realizados neste em comparação à Crepúsculo, mas que ainda beira ao amadorismo na elaboração de tais cenas.

Contudo, Eclipse já está confirmado para estrear em meados de 2010 e, como a esperença deve ser a última a morrer, esperemos que o altamente valorizado diretor David Slade (de MeninaMá.Com e 30 Dias de Noite) consiga a proeza de elevar a saga a um patamar no mínimo respeitável, visto que os outros responsáveis não conseguiram até agora e, apesar do enorme sucesso destes longas, decerto eles estarão fadados ao esquecimento nos próximos anos, visto que não existe substância suficiente que os façam marcar os milhares de espectadores que os veneram no momento. Nos anos que separam a adolescência da idade adulta, todos esquecerão as má construídas baboseiras apresentadas... pelo menos até agora.

Obs.: Apesar de tudo, a ida ao cinema valeu a pena. Vi o novo trailer de Avatar, que estréia dia 18 de dezembro. Este sim, aparentemente, parece ser um filme atraente. Veremos...

NOTA: 6.

Elenco: Kristin Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Billy Burke, Michael Sheen e Dakota Fanning.

Ficha Técnica:
Título original
:The Twilight Saga: New Moon
Gênero
:Romance
Duração
:130 min
Ano de lançamento
:2009
Site oficial
:http://www.crepusculofilme.com.br/
Estúdio
:Summitt Entertainment
Distribuidora
:Summit Entertainment / Paris Filmes
Direção
: Chris Weitz
Roteiro
:Melissa Rosenberg, baseado em livro de Stephenie Meyer
Produção
:Wyck Godfrey e Mark Morgan
Música
:Alexandre Desplat
Fotografia
:Javier Aguirresarobe
Direção de arte
:Catherine Ircha
Figurino
:Tish Monaghan
Edição
:Peter Lambert
Efeitos especiais
:MastersFX / Tippett Studio


Trailer:

Um comentário:

Anônimo disse...

Jackpot City Casino Review (2021)
With a high standard of quality games, JackpotCity offers an attractive welcome bonus. You get to enjoy live luckyclub.live dealer games on your Android devices and