quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DVD: Crepúsculo (Twilight, 2008 / EUA)


SINOPSE:


Isabella Swan (Kristen Stewart) e seu pai, Charlie (Billy Burke), mudaram-se recentemente. No novo colégio ela logo conhece Edward Cullen (Robert Pattinson), um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos poucos se apaixonam, mas Edward sabe que isto põe a vida de Isabella em risco.

IMPRESSÕES:

Devo admitir que não li nenhum dos livros da super-famosa série escrita pela norte-americana Stephanie Meyer, contudo, se pelo menos metade do que foi apresentado na adaptação cinematográfica do primeiro capítulo, intitulado por aqui como Crepúsculo, realmente devo concordar com a maior parte dos críticos quanto à quase que total superficialidade da trama e dos personagens deste, apesar de tudo, fenômeno literário e cinematográfico. Sendo assim, minha análise se deterá apenas a versão para cinema de Crepúsculo.

A começar pela dupla protagonista da trama, encabeçada por Kristen Stewart (Na Natureza Selvagem), que insiste em repetir as mesmas características em todas as suas personagens (vide, além dos citados, Eu e as Mulheres e Férias Frustradas de Verão) - sempre perdidas, solitárias, góticas, problemáticas, ou seja, estereótipo da adolescente desconectada com o mundo - e Robert Pattinson (Harry Potter e o Cálice de Fogo) mostra toda a falta de talento interpretativo ao construir um personagem estático, que resume todas as emoções através de expressões de choro ou de sedutor barato de novela mexicana - suas expressões de dor e amor nunca se justificam -, de longe o pior de todos no filme.


Contudo a fragilidade de Crepúsculo passa por muitos outros pontos além da limitação de grande parte do elenco e é descaradamente óbvia. Na parte técnica do longa pouco se salva: a montagem é maçante, a cenografia idem, enquanto os efeitos visuais comprovam a pobreza orçamentária da produção, que de tão paupérrima lembra, do ponto de vista negativo, um episódio piloto-duplo de um seriado mediano norte-americano (com relação aos efeitos, muitas cenas lembram as persguições da série Smallville nas primeiras temporadas, no começo desta década).

O roteiro também desperdiça diversas passagens que poderiam mostrar-se mais interessantes. O romance da dupla Stewart e Pattinson nunca convence por que não é sedimentado na película de maneira crível, na verdade parece mais resultado de uma "paixonice" altamente passageira oriunda do período da adolescência. O filme não é uma tremenda lástima, porém não consegue se sustentar justamente nos pontos dos quais deveriam ser seu foco principal (o romance bem estruturado, o elenco principal, os aparatos técnicos bem-feitos e os efeitos visuais), contudo não detêm êxito.

Por fim, a diretora Catherine Hardwick (de Aos Treze) não demonstra competência para comandar uma produção do gênero, apesar de poder usar como justificativa o baixo orçamento e, em resumo, Crepúsculo é casca sem conteúdo, um produto totalmente alavancado pelo sucesso do original literário. Contudo, apesar dos pesares, o longa faturou bem nas bilheterias e, mesmo nunca justificando tanto barulho (nem mesmo do público-alvo do longa, as adolescentes - serão mesmo apenas elas?) assegurou não apenas uma, mas duas seqüencias. Vejamos se corrigirão alguns dos erros desta primeira produção, já que agora os dólares não serão o problema.

EXTRAS:

Na edição conferida (simples) não há nada além da sinopse oficial, ficha técnica e o trailer do filme e de outros lançamentos.

NOTA: 5,5.

Elenco: Kristin Stewart, Robert Pattinson, Billy Burke, Ashley Greene, Nikki Reed, Peter Facinelli e Taylor Lautner.

Ficha Técnica:
Título original
:Twilight
Gênero
:Romance
Duração
:122 min
Ano de lançamento
:200
S
ite oficial:http://www.twilightthemovie.com/
Estúdio
:Maverick Films / Goldcrest Pictures / Temple Hill Entertainment / Summit Entertainment / Twilight Productions / Imprint Entertainment
Distribuidora
:Summit Entertainment / Paris Filmes
Direção
: Catherine Hardwicke
Roteiro
:Melissa Rosenberg, baseado em livro de Stephenie Meyer
Produção
:Wyck Godfrey, Greg Mooradian, Mark Morgan e Karen Rosenfelt
Música
:Carter Burwell
Fotografia
:Elliot Davis
Fireção de arte
:Christopher Brown e Ian Phillips
Figurino
:Wendy Chuck
Edição
:Nancy Richardson
Efeitos especiais
:Amalgamated Pixels / Lola Visual Effects / Industrial Light & Magic / Rez-Illusion / CIS Vancouver / Gentle Giant Studios


Trailer:

Nenhum comentário: