quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Anjos da Noite - A Rebelião


SINOPSE:

A partir do primeiro imortal, Alexander Corvinus, nascem duas raças de seres sobrenaturais: os vampiros e os lobisomens. Os vampiros vêm da linhagem de Markus, filho de Corvinus, tornando-se elegantes e aristocráticos. Já os lobisomens, oriundos de William, também filho de Corvinus, são bestas selvagens sem qualquer traço de humanidade. Os vampiros dominam o território onde hoje é situada a Hungria e sempre temeram os lobisomens devido à sua força e brutalidade. Até que uma alteração genética faz com que um lobisomem feminino desse à luz um filho de aparência humana, Lucian (Michael Sheen). Ele nasce na casa de Viktor (Bill Nighy), o líder dos vampiros, e, ao contrário dos demais de sua espécie, pode se transformar em animal sempre que desejar. Viktor usa esta característica para desenvolver a partir de Lucian uma nova espécie de escravos, explorados pelos vampiros como trabalhadores à luz do dia. Para controlá-los a nova espécie é obrigada a usar coleiras pontiagudas prateadas, que os impedem de se transformar.

IMPRESSÕES:

É inegável a ganância e a falta de criatividade dos produtores e estúdios cinematográficos de Hollywood, porém a gota d'água veio com a decisão de se filmar este "Anjos da Noite - A Rebelião (Underworld - Rise of the Lycans)". O fato é que a trama descrita acima já foi apresentada, através de flashbacks (e de forma resumida, claro), no primeiro filme da série Underworld, lançado em 2003. Ou seja, este "A Rebelião" nada mais é do que um remake de parte de um filme, só que extendido. Confuso?

Fora à falta de criatividade na elaboração, "Anjos da Noite - A Rebelião" detém seu charme. O contraste da fotografia (em tons azulados) e a reconstituição de época são atrativos (o filme se passa na Idade Média), assim como seu figurino e maquiagem. No entanto, nos quesitos que mais importam num filme deste gênero, "Anjos da Noite - A Rebelião" falha drasticamente. Seus efeitos-visuais são de segunda categoria (devido à evolução das tecnologias de CGI e seu barateamento, é praticamente imperdoável a realização de um filme "mal-feito" hoje), apesar do momento marcante da transformação de Lucian (Michael Sheen, de Frost/Nixon) em Lycan (Lobisomem no "mundo real") pela primeira vez, cena que homenageia o clássico Um Lobisomem Americano em Londres (será?), pois a edição não poderia ser mais cliché e maçante (recheada de cortes bruscos a cada milésimo de segundo - só existe um Tony Scott). Tudo isso sob a batuta do estreante Patrick Tatopoulus, que antes de dirigir este filme se dedicava a supervisionar os efeitos-visuais dos filmes anteriores da série. Dá pra acreditar? No que, teoricamente, o cidadão mais entende, acaba falhando de forma arrasadora. Vai entender.


Quanto ao elenco, com execssão de Sheen (que não compromete, nem se entrega), está péssimo. Do compententíssimo Bill Nighty (O Jardineiro Fiel), que infelizmente repete os mesmos trejeitos e manias - em especial os tiques com a boca - em quase todos os seus personagens desde o filme Simplesmente Amor, sendo o momento em que deixa escorrer sangue ao beber uma taça o pior momento de Nighty no longa, até a heroína vivida por Rhona Mitra (Juízo Final), que, sinceramente, parece Conan, o Bárbaro (tanto no físico, quanto na interpretação) e, pra completar, o co-criador e co-roteirista desta obra, Kevin Grevioux (Underworld - Anjos da Noite), o qual não irei comentar - não vale a pena.

Contudo, o filme é relativamente curto e isso vale como aspecto positivo (ou não, se levarmos em conta que ele na verdade é um flashback alargado). Salve Hollywood!

NOTA: 6.

Elenco: Michael Sheen, Rhona Mitra, Bill Nighty, Steven Mackintosh e Kevin Griveoux.

Ficha Técnica:
Título original
:Underworld: Rise of the Lycans
Gênero
:Ação
Duração
:92 min
Ano de lançamento
:2009
Site oficial
:http://www.anjosdanoitearebeliao.com.br
Estúdio
:Lakeshore Entertainment / Screen Gems / UW3 Film Productions / Sketch Films / Intelligent Creatures
Distribuidora
:Sony Pictures Entertainment
Direção
: Patrick Tatopoulos
Roteiro
:Danny McBride, Dirk Blackman e Howard McCain, baseado em estória de Len Wiseman, Robert Orr e Danny McBride e nos personagens criados por Kevin Grevioux, Len Wiseman e Danny McBride
Produção
:Gary Lucchesi, Tom Rosenberg, Skip Williamson, Len Wiseman, Richard S. Wright e Richard Wright
Música
:Paul Haslinger
Fotografia
:Ross Emery
Direção de arte
:Brendan Heffernan e Gary Mackay
Figurino
:Jane Holland
Edição
:Peter Amundson e Eric Potter
Efeitos especiais
:Duran Duboi / Element FX / Furious FX / Patrick Tatopoulos Design / Forêt Bleue / Gentle Giant Studios / Proof / Tatopoulos Studios / Intelligent Creatures


Trailer:

Um comentário:

Laerte disse...

curioso, tenho que assistir!