segunda-feira, 5 de outubro de 2009

DVD: Férias Frustradas de Verão (Adventureland / 2009 , EUA)

SINOPSE:

James Brennan (Jesse Eisenberg, de A Caçada) acaba de se formar na faculdade e está se preparando para tomar cerveja alemã, visitar famosos museus ou flertar com charmosas francesinhas nas suas tão sonhadas férias pela Europa. Mas, seus pais lhe reservam uma desagradável surpresa e, ao invés de arrumar as malas, ele terá que arrumar um emprego, e rápido! E assim, entre tantas tentativas em descolar um trabalho, ele se prepara para passar as férias de verão dando duro num parque de diversão, ao lado de crianças barulhentas e pais não menos briguentos. Mas, como a vida traz muitas surpresas, sua bela colega de trabalho começa a lhe dar bola e ele percebe que nem tudo está perdido.

IMPRESSÕES:

Ao contrário do bem-sucedido longa anterior do roteirista e diretor Greg Mottola, Superbad - É hoje!, em que a ênfase encontrava-se nas desventuras sexuais de adolescentes (nerds, por sinal), regadas de muitos palavrões e seqüências picantes, Férias Frustradas de Verão (Adventureland) traz consigo um tom mais inocente, ao retratar uma história de amor e amizade nostálgica e que, apesar de obter ótimos resultados no aspceto cômico (é uma comédia, ora bolas), aposta bastante nos momentos dramáticos, principalmente no que se refere à construção dos personagens e na elaboração dos diálogos, muitos destes repletos de referências.


Baseado em fatos ocorridos na adolescência de Motolla, Férias Frustradas de Verão é uma ótima surpresa e a comprovação do talento do roteirista e diretor que aqui, mesmo sem o apadrinhamento do produtor Judd Apatow (Ressaca de Amor), faz um trabalho bastante pessoal (como não poderia deixar de ser), honesto, comovente e, acima de tudo, sincero. É válido destacar a seleção de músicas da trilha sonora e o figurino e retratação de época do filme, que de maneira discreta, porém eficiente, ajudam o espectador a ser transportado aos coloridos e felizes anos 80. O casting também está muito bem encaixado, valendo destacar a performance de Ryan Reynolds (X-Men Origens: Wolverine), que entrega uma atuação um tanto quanto diferente de outros papéis interpretados durante sua carreira, transformando assim um personagem que tinha tudo para ser desagradável ao espectador, num ser humano complexo e passível de compreensão.

Por fim, um belo trabalho que infelizmente passou longe dos cinemas brasileiros e teve lançamento direto para Blu-Ray/DVD. Contudo isso não é desculpa para não vê-lo. Férias Frustradas de Verão, apesar de possuir um título traduzido de maneira duvidosa, tem que ser descoberto e já. Recomendadíssimo!

NOTA: 8.

Elenco: Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Martin Starr, Bill Hader, Kristen Wiig e Ryan Reynolds.

Ficha Técnica:

Título original: Adventureland
Gênero: Comédia
Duração: 107 minutos
Ano de lançamento: 2009
Site oficial: http://www.adventurelandthefilm.com/
Estúdio: Miramax Films / Sidney Kimmel Entertainment / This Is That Productions
Distribuidora: Buena Vista International
Direção: Greg Mottola
Roteiro: Greg Mottola
Produção: Anne Carey, Ted Hope, Sidney Kimmel

Trailer:

Nenhum comentário: