quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Um Bom Ano



O diretor Ridley Scott é extremamente versátil. Tendo iniciado sua carreira no épico "Os Dualistas", se consolidado no cinema com "Alien - O Oitavo Passageiro" e responsável pelo clássico "Blade Runner - O Caçador de Andróides", Scott também revitalizou o gênero de filmes épicos em Hollywood, com o premiadíssimo "Gladiador" e mostrou conotação política no drama de guerra "Falcão Negro em Perigo" e no também épico "Cruzada".


Para justificar minha acertiva de que Scott é, mais do que tudo, versátil, seu último trabalho (a semelhança de Os Vigaristas, de 2003), Um Bom Ano, é um filme descompromissado de causas políticas e visual apurado (a não ser as belas paisagens parisienses), trazendo uma mistura bastante simples de gêneros, passeando desde a comédia até romance e nuances dramáticas. Ele difere bastante de sua filmografia, tendo sido veementemente criticado negativamente por alguns críticos, porém o filme não é ruim. Ele mostra que o veterano diretor americano quis tirar uma licença das superproduções (se bem que seu próximo projeto será mais um épico acerca da lenda de Robin Hood).

Um Bom Ano é um filme bastante divertido e envolvente. Excluindo alguns momentos desnecessários, geralmente quando flerta com uma comédia mais pastelão, o filme alcança aquilo a que almeja, entreter. O longa é estrelado pelo oscarizado Russel Crowe (que repete a parceria com Scott, já que trabalharam juntos em Gladiador), pelo veterano ator inglês Albert Finney (de Peixe-Grande) e pelo jovem talento Freddie Highmore (Em Busca da Terra do Nunca).

O enredo gira em torno do personagem de Crowe, Max Skinner, homem bem-sucedido (e bastante arrogante) que herda um vinhedo de seu tio, com o qual não falava há muitos anos. A história prosegue mostrando a mudança de caráter pela qual o personagem atravessa durante a temporada que permanece em Paris (Skinner vem de Londres, enquanto a herança se encontra em Paris). O filme utiliza mensagens como a da construção do indivíduo, de garoto até tornar-se homem. Das peculiaridades das escolhas e de suas conseqüencias e, principalmente de redenção, de segundas chances. Tudo isso apresentado em um tom leve, muitas vezes romantizados além da conta, porém não chega a prejudicar o andamento do filme.

O ponto de maior destque de Um Bom Ano é a mensagem acerca que ele carrega, que é de fácil dentificação de quem o assiste, pois transmite os anseios comuns as pessoas em geral. Mensagens como realização própria, resgate de lembranças da infância, fazendo canal com as realizações conseguidas, tanto profissionalmente, quanto, principalmente, de âmbito pessoal no estado presente. Aspectos estes que ninguém cansa de perseguir. Sendo assim, por que não sentar-se no sofá com alguém que se gosta ao lado e sonhar um pouco ao assistir ao filme. Não custa nada sonhar.

NOTA: 7,5.

Ficha Técnica:

Título Original: A Good Year
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
2006
Site Oficial: www.agoodyear.com
Estúdio: Scott Free Productions
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Marc Klein, baseado em livro de Peter Mayle
Produção: Ridley Scott
Música: Marc Streitenfeld
Fotografia: Philippe Le Sourd
Desenho de Produção: Sonja Klaus
Direção de Arte: Robert Cowper e Frederic Evard
Figurino: Catherine Leterrier
Edição: Dody Dorn

Elenco: Russel Crowe, Albert Finney, Freddie Highmore, Tom Hollander, Rafe Spall.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Be98OxXPYUY

2 comentários:

Granado disse...

Ofilme é maravilhoso. Vale assistir para resgastar em nós a mensagem transmitida pelo tio Henry:um homem deve apreciar as coisas simples da vida. Belo filme. Trilha sonora magnífica. E uma dica: o nariz está ligado a memória. Adorei.

Unknown disse...

Os filmes de Russell Crowe teve uma grande atuação garantida, ele se compromete com os seus personagens. Sempre achei o seu trabalho excepcional, é de admirar o profissionalismo deste ator, trabalha muito para se entregar em cada atuação o melhor, sempre supera seus papeis anteriores, o demonstrou o filme Dois Caras Legais um filme que se converteu em um dos meus preferidos. Ele se compromete com os seus personagens e sempre deixa uma grande sensação ao espectador.