segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CINEMA: Arraste-me para o Inferno (Drag Me to Hell / 2009, EUA)


SINOPSE:

Los Angeles. Christine Brown (Alison Lohman) trabalha como analista de crédito e vive com seu namorado, o professor Clay Dalton (Justin Long). Um dia, para impressionar seu chefe, ela recusa o pedido de uma senhora (Lorna Raver) para conseguir um acréscimo em seu empréstimo, de forma que possa pagar sua casa. Como vingança ela joga uma maldição sobrenatural na vida de Christine.

IMPRESSÕES:


Visceral. Apenas essa palavra resume o mais recente trabalho de Sam Raimi, responsável pela trilogia Homem-Aranha que, com este Arraste-me para o Inferno, dá um tempo nas aventuras do "cabeça-de-teia" e resgata um pouco da liberdade criativa e do orçamento relativamente limitado do começo de carreira, para contar uma história repleta de sustos e situações cômicas na medida certa.

Apesar de (ainda) não ter tido a oportunidade de assistir a trilogia Evil Dead (tidos como os grandes clássicos de Raimi), acompanho sua carreira desde a aventura de "super-herói" Darkman, passando pelo thriller psicológico Um Plano Simples, pelo romance Por Amor (estrelado por Kevin Costner e Kelly Preston) e pelo suspense sobrenatural O Dom da Premonição, além, é claro, da trilogia do Aranha. E, apesar do tropeço de Homem-Aranha 3 (criativo, não financeiro, visto que este arrecadou horrores nas bilheterias), Raimi comprovou com este Arraste-me para o Inferno que ainda possui qualidades suficientes (de criatividade à noção cinematográfica) para continuar relevante no mundo hollywoodiano.


Quanto ao filme em si, destaco a fusão sublime de sustos com momentos altamente exagerados (e gráficos) de degradação e exposição / exploração de corpos, beirando ao ridículo, mas contribuindo e muito para a essência climática do longa, além de funcionar como um termômetro que regula a empatia do público. Além disso, a mixagem e a trilha sonora funcionam a contento, antecipando e, muitas vezes, assustando o espectador de maneira efetiva, sem nunca deixar o visual em segundo plano. Falando em visual, a estética apresentada por Raimi é fenomenal. Da maquiagem e figurino da velha cigana, aos cenários e imposições de iluminação, que provocam agonia no espectador, mesmo nas cenas filmadas à luz do dia. Portando, tecnicamente o longa é competentíssimo, apesar de primar pela conceitualização "tosca" propositadamente.













O elenco também beira a perfeição, começando pela escalação da angelical e talentosa Alison Lohman (Delírios), que substituiu a nova queridinha do cinema, Ellen Page (Juno), no papel da amaldiçoada em questão, que oscila com naturalidade momentos de terror e espanto, com ternura e inocência. Justin Long (Ela Não Está Tão Afim de Você), mais conhecido por seus papeis cômicos, não compromete e entrega uma interpretação contida que, apesar de não chamar a atenção, concentra-se em ajudar a narrativa e não em roubar a cena. David Paymer (Cinturão Vermelho) repete o mesmo papel de sempre (com competência) e Lorna Raver está simplesmente fenomenal como a cigana que joga uma maldição na personagem de Lohman.

Bem escrito. Bem executado. Dotado de efeitos altamente funcionais. Clima largado, porém eficaz. Boas atuações. Ou seja, um ótimo exemplar do gênero (que o próprio Raimi ajudou a difundir), um excelente entretenimento e que, apesar de todos os aparatos e soluções criados com o intuito de simplesmente divertir, apresenta algumas discussões por"trás dos panos", como ética humana e estigmas socio-culturais. Ficou pesado? Não liga não, pois o que importa mesmo é entrar no clima e se entregar a risadas e sustos, como só um bom filme poderia proporcionar.

NOTA: 9.

Elenco: Alison Lohman, Justin Long, David Paymer e Lorna Raver.

Ficha Técnica:

Título original:Drag Me to Hell
Gênero
:Terror
Duração
:99 min
Ano de lançamento
:2009
Site oficial
:http://www.dragmetohell.net/
Estúdio
:Mandate Pictures / Ghost House Pictures / Buckaroo Entertainment
Distribuidora
:Universal Pictures
Direção
:Sam Raimi

Roteiro
:Sam Raimi e Ivan Raimi
Produção
:Grant Curtis, Sam Raimi e Robert G. Tapert
Música
:Christopher Young
Fotografia
:Peter Deming
Direção de arte
:James F. Truesdale
Figurino
:Isis Mussenden
Edição
:Bob Murawski
Efeitos especiais
:Tippett Studio / ReThink VFX / Michael Kaelin & Associates / i.e. Effects


Trailer:

Nenhum comentário: