terça-feira, 20 de outubro de 2009

DVD: Giallo - Reféns do Medo (Giallo / 2009, EUA/ITA)


SINOPSE:

Celine (Elsa Pataky) é uma modelo americana que foi sequestrada em plena Semana de Moda de Milão. O responsável é Giallo, um serial killer conhecido por fazer suas vítimas passarem por um verdadeiro calvário. A irmã dela, Celine (Emmanuelle Seigner), procura o inspetor Enzo Avolfi (Adrien Brody) para ajudá-la na busca.

IMPRESSÕES:

Confesso que, apesar de não me considerar um cinéfilo (pois não acredito que tenha conhecimento técnico para tanto), me encaixo no perfil de fã de cinema. Contudo, e apesar de (novamente) tentar me manter informado sobre esse tema que tanto me fascina, não sou unanimidade e muito menos conheço tudo aquilo que gostaria de ter conhecido. Abrindo dessa forma, devo admitir que, dentre tantos cânones do mundo cinematográfico ao qual já ouvi e li bastante a respeito, porém nunca tive oportunidade de acompanhar um de seus trabalhos, encontra-se o veterano diretor italiano Dario Argento, bastante cultuado, principalmente no núcleo de admiradores de filmes de horror. Repetindo, nunca tive a oportunidade de assistir a um de seus filmes tidos como clássicos do gênero (quiçá do cinema). No entanto, recentemente me deparei com uma produção nova do diretor italiano chamada Giallo - Reféns do Medo e, após esta ter chamado minha atenção devido a um trailer, decidi conferí-la.


Infelizmente o referido filme, estrelado pelo vencedor do Oscar de melhor ator por O Pianista (2002), Adrien Brody e pela antiga musa de Roman Polanski, Emmanuelle Seigner (Lua de Fel) é, no mínimo, estranho. O enredo é simples, a duração é básica (90 minutos, ou seja, três atos bem definidos), contudo, o desenvolvimento da trama é um tanto quanto amador e, o que mais se destaca na produção, é a óbvia falta de recursos ao qual o filme passou. Apear do esforço de Argento em cliar um clima de tensão durante toda a projeção, esta questão de orçamento limitado acaba por estragar tudo, visto que diversas são as seqüencias mal elaboradas, de ângulos de câmera até ao recurso de efeitos visuais.

A trama do menino feio que cresce desejando se vingar de todos (digam-se todas, pois como na maioria dos filmes do gênero, quem paga o pato é o sexo feminino) aqueles que o maltrataram durante sua infância, do detetive que, apesar de bastante competente, carrega consigo um trauma e possui métodos estranhos de investigação, além da musa frágil que pede ajuda ao detetive para encontrar a irmã desaparecida. Ou seja, além de todas as falhas técnicas, o roteiro ainda possui um emaranhado de clichês que, a julgar pela fama do realizador Argento e do gabarito de Brody e Seigner, resta a dúvida de como tais pessoas conseguiram cometer e realizar tão fraco filme. Posso ter escolhido o título errado para acompanhar a filmografia de Argento, mas se era para um artista tão cultuado envelhecer dirigindo longas desse naipe, o melhor seria a aposentadoria.

NOTA: 5,5.

Elenco: Adrien Brody, Emmanuelle Seigner, Elsa Pataky, Robert Miano e Byron Deirdra.

Ficha Técnica:
Título original
:Giallo
Gênero
:Suspense
Duração
:92 min
Ano de lançamento
:2009
Estúdio:Opera Film Produzione / Giallo Production
Distribuidora
:Califórnia Filmes
Direção
: Dario Argento
Roteiro
:Jim Agnew, Dario Argento e Sean Keller
Produção
:Rafael Primorac e Richard Rionda Del Castro
Música
:Marco Werba
Fotografia
:Frederic Fasano
F
igurino:Stefania Svizzeretto
Edição
:Roberto Silvi


Trailer:

Nenhum comentário: