quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DVD: 13° Distrito (Banlieue 13) / 13° Distrito - Ultimato (Banlieue 13 - Ultimatum) (2004, 2009 / FRA)

























SINOPSE(s):

13° Distrito: Paris, 2010. Diante do aumento inevitável da criminalidade em alguns subúrbios, o governo autoriza a construção de um muro de isolamento ao redor dos bairros classificados como de alto risco. O pior de todos é o 13º distrito, que é controlado por um chefão do crime, Taha (Dominique Dorol). Um jovem punk íntegro, Leïto (David Belle), está determinador em acabar com seu poder. Quando Taha retalia seqüestrando a irmã de Leito, Lola (Dany Verissimo), seu irmão tenta resgatá-la, mas é traído pelo chefe da delegacia do 13º distrito, que temia o poder de Taha. Leïto acaba sendo preso e Lola é mantida prisioneira de Taha, que colocou uma coleira nela, como se fosse uma cadela. Após 6 meses um míssil é roubado e ao agente Damien (Cyril Raffaelli) é dada a quase impossível missão de desarmá-lo, pois está no distrito B13 e em poder de Taha. Damien tem menos de 24 horas para fazer isto, pois segundo seu chefe ao findar este tempo o míssil explodirá, matando milhões de pessoas. Então Damien se passa por um preso que está sendo transferido com Leïto e ambos "escapam", mas nem toda a verdade foi revelada.

13° Distrito - Ultimato:
Paris, 2016. O governo continua mantendo criminosos de várias etnias e crenças num bairro cercado por muros, o B13. Contudo, um plano radical está em curso para exterminar todos em prol de um programa de reconstrução do bairro. O capitão Damien Tomaso (Cyril Raffaelli) e seu parceiro Leïto (David Belle) se envolvem numa trama de conspiração e união entre inimigos, em busca de uma solução para o problema.


IMPRESSÕES:


O prolífico diretor, roteirista e produtor francês Luc Besson (O Quinto Elemento) pode não acertar sempre a mão, contudo é inegável sua paixão pelo cinema e a sua vontade de criar no seu país uma cultura (e mercado) de filmes de ação, que passem longe (pelo menos no idioma, não na linguagem) do cinemão norte-americano. E, entre tantos filmes que passaram por suas mãos, este B13 - 13° Distrito, o qual conta com sua produção, juntamente com sua sequencia B13 - Ultimatum, comprovam a força e a visão aguçada de Besson para produzir um projeto, além de ratificar sua habilidade de criação, visto que parte do argumento das obras é de sua autoria.


Lançado originalmente em 2004 no Brasil, 13° Distrito é uma ficção-científica recheada de ação, que, apesar de apostar na correria e na edição vertiginosa, consegue envolver o espectador com uma história bastante simples, porém, apesar desta simplicidade, carregada de conceitos e alertas preocupantes com relação há um futuro próximo. As discussões não são novas, já que temas como violência, racismo, pobreza, tráfico, insurreição, segregação, dentre outros, são corriqueiros nos filmes do gênero, no entanto, neste 13° Distrito a situação é apresentada como cenário, como complemento, com o intuito de ambientalizar a obra, visto que o foco da narrativa é a relação entre um policial, um civil (muito do habilidoso, por sinal) e um chefão do crime. Mais simples impossível mas, com a adição das coreografias deslumbrantes advindas do esporte radical conhecido como Le Parkour (técnica esta praticada e executada pelos próprios protagonistas do filme, Belle e Raffaelli e que inspirou a sequencia inicial do filme Cassino Royale, do agente 007), além do carisma e do estilo peculiar de filmagem dos cineastas franceses, o filme de Pierre Morel (apadrinhado de Besson e diretor dos também bem-sucedidos Carga Explosiva 1 e 2, estrelados pelo britânico Jason Statham - sendo que este último foi co-dirigido por Louis Letterrier, diretor de O Incrível Hulk) mostra-se bastante agradável, bem construído, divertido e extremamente compacto (o que é um elogio para um filme que, teoricamente, não apresenta - em relação à conteúdo - nada de novo). Muito bacana.

Cinco ano depois eis que é lançada a continua do sucesso de 2004. 13° Distrito Ultimato começa alguns anos após os eventos narrados no primeiro filme. Apesar das promessa do governo francês, a situação dos "guetos" não mudou muito e, dessa vez, uma conspiração política envolve os protagonistas da aventura anterior.

Com uma narrativa semlhante ao filme anterior, Ultimato diferencia-se deste pelo fato de, ao contrário de dar ênfase ao caráter social, retratar com mais destaque a situação política (e os políticos) do país numa época tão devastada como a retratada no universo do filme. Contudo, o que a primeira vista poderia ser analisado como o que faltava o primeiro longa da série, mostra-se como uma pedra no caminho da dinâmica narrativa tão bem apresentada em 13° Distrito. Não que essa sequencia seja ruim ou chata, longe disso. Apesar da duração um tanto quanto maior, Ultimato é um filme bastante divertido, com cenas de ação elaboradas (mas não tão criativas e frescas como no original) e um roteiro, apesar de não beirar a perfeição, bem-costurado. O problema é que, com o acréscimo do viés mais politizado, parte da aura de anarquia, de liberdade (ou libertinagem?) e caos apresentado no primeiro filme se perde, já que estes tão lugar a tensão, ao medo, ao terror. Seria isso um reflexo dos atentatos terroristas ocorridos nos últimos anos na Europa? A sequência foi assindada por Patrick Alessandrin.

Concluindo, ambos são ótimos exemplares de que existem opções de filmes de gênero, que não sejam dramas de guerra ou romances épicos, no velho mundo. Sendo assim, e com a ajuda do veterano Luc Besson, a França aposta cada vez mais em produtos de ação para agradar ao grande público, sem abrir mão das características peculiares ao cinema do país. E, com isso, traz aos fãs de um bom filme de ação (e ficção-científica) mais algumas opções de entretenimento. Dois bons filmes, duas boas opções para se divertir e, quem sabe, refletir, nem que seja por alguns minutos, sobre o caminho que estamos percorrendo com relação ao progresso tecno-científico, mas também a regressão de valores ético e morais. Fica registrado a dica.

NOTA(s): 8,5 / 8.

Elenco: Cyril Raffaelli, David Belle, Tony D'Amario, Bibi Naceri e Dany Verissimo.
Cyril Raffaelli, David Belle, Philippe Torreton, Daniel Duval e Elodie Yung.

Fichas Técnicas:

Título original
:Banlieue 13
Gênero
:Ação
Duração
:85 min
Ano de lançamento
:2004
Site oficial
:http://www.districtb13.com/
Estúdio
:Canal+ / Europa Corp. / TF1 Film Productions
Distribuidora
:California Filmes
Direção
: Pierre Morel
Roteiro
:Luc Besson e Bibi Naceri
Produção
:Luc Besson
Música
:Bastide Donny, Da Octopuss e Damien Roques
Fotografia
:Manuel Teran
Direção de arte
:Vraciu Eduard Daniel
Figurino
:Martine Rapin e Alexandre Rossi
Edição
:Stéphanie Gaurier e Frédéric Thoraval
Efeitos especiais
:Bigbang SFX

...

Título original:Banlieue 13 - Ultimatum
Gênero
:Ação
Duração
:101 min
Ano de lançamento
:2009
Site oficial
:http://www.b13ultimatum-lefilm.com/
Estúdio
:TF1 Films Production / CiBy 2000 / Europa Corp. / Canal+ / CinéCinémas / Sofica Europacorp
Distribuidora
:California Filmes
Direção
: Patrick Alessandrin
Roteiro
:Luc Besson
Produção
:Luc Besson
Fotografia
:Jean-François Hensgens


Trailers:
13° Distrito


13° Distrito Ultimato

Nenhum comentário: