Em outubro de 1993, os Estados Unidos enviaram um grande contingente de soldados para a Somália, que estava passando por uma guerra civil na época. O plano do exército americano era enviar tropas para o local a fim de desestabilizar o governo da Somália para poder levar comida e ajuda humanitária para a população faminta. Em uma de suas missões, cerca de 100 soldados são enviados para capturar dois generais somalianos mas a operação, que deveria durar em torno de uma hora, passa por complicações quando dois helicópteros Black Hawk são abatidos por atiradores do exército local. A partir de então tem início um grande conflito entre os soldados americanos e o exército local, que resulta em uma batalha de 15 horas e centenas de mortes.
IMPRESSÕES:
Esta super-produção de Jerry Bruckeheimer (Piratas do Caribe, Armageddon) e dirigida pelo eclético Ridley Scott (Um Bom Ano) é bastante satistatória. Contém energia, uma edição impactante, fotografia deslumbrante e, como destaque maior, um grande elenco que, na época de lançamento do filme, praticamente estavam dubutando numa produção de grande expressão. Enacebaçando o longa está Josh Hartnett (30 Dias de Noite), seguido por Eric Bana (Munique), Sam Shepard (Os Eleitos), Tom Sizemore (O Apanhador de Sonhos), Ewan McGregor (Moulin Rouge - Amor em Vermelho), William Fichtner (série Prison Break), Jeremy Piven (O Reino), Orlando Bloom (Cruzada), Ioan Gruffudd (Quarteto-Fantástico), Hugh Dancy (Dicionário de Cama), dentre alguns outros nomes.
Falcão Negro em Perigo retrata, imageticamente, de forma competente a Somália em conflito da década de 90 (apesar do longa ter sido filmado no Marrocos, mostrando assim a competência técnica do filme) e, através de um roteiro que privilegia o aspecto ação e os diálogos cheios de heroísmo, envolve o espectador que fica aflito com a situação passada pelos jovens soldados norte-americanos. Contudo, em certos momentos, essa inocência e esperança sugerida através destes soldados mostra-se um tanto quanto forçada, principalmente com a imagem hoje tão saturada do povo norte-americano, seu difundido estilo de vida e suas políticas intervencionistas, ao redor do mundo.
Talvez esse exagero de patriotismo tenha decorrido por causa de Bruckheimer, visto que esse ajudou outra produção sua, Pearl Harbor, a afundar (pelo menos no que diz respeito à crítica). Tecnicamente beirando a perfeição e extremamente eficiente em sua execução e retratação do tenso conflito bélico (aspecto este vindo desde o clássico de Steven Spielberg O Resgate do Soldado Ryan), Falcão Negro em Perigo é um bom exemplar do gênero, que abraça uma causa e a defende com unhas e dentes. Contudo, o maior êxito (e falha, ao mesmo tempo) é o espaço relegado as maiores vítimas da ação (péssimamente planejada pelas equipes delta e ranger, é válido registrar), o povo da Somália, que são retratados como seres humanos em poucos momentos e, geralmente, apenas como corpos atirados ao chão entre milicianos e soldados, como se pertencessem apenas ao cenário do conflito e não fossem vítimas deste. É válido refletir...
NOTA: 7,5.
Elenco: Josh Hartnett, Eric Bana, Sam Shepard, Tom Sizemore, William Fichtner.
Ficha Técnica:
Título original:Black Hawk Down
Gênero:Drama
Duração:143 min
Ano de lançamento:2001
Site oficial:http://www.spe.sony.com/movies/blackhawkdown/
Estúdio:Columbia Pictures Corporation / Revolution Studios / Jerry Bruckheimer Films
Distribuidora:Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment
Direção: Ridley Scott
Roteiro:Ken Nolan, baseado em livro de Mark Bowden
Produção:Jerry Bruckheimer e Ridley Scott
Música:Hans Zimmer
Fotografia:Slavomir Idziak
Direção de arte:Pier Luigi Basile e Marco Trentini
Figurino:Sammy Howarth e David Murphy
Edição:Pietro Scalia
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário