quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DVD: Intrigas de Estado (State of Play / 2009, EUA)

SINOPSE:

Stephen Collins (Ben Affleck) é um ambicioso congressista americano, visto por seu partido como sendo um candidato em potencial para o futuro. Quando sua assistente morre de forma trágica, Cal McAffrey (Russell Crowe), um veterano repórter, é designado para cobrir a história. Juntamente com sua parceira Della Frye (Rachel McAdams) ele passa a investigar o caso, descobrindo uma grande conspiração política.

IMPRESSÕES:

Sem ter muito a ver, mas tendo, desde Leões e Cordeiros, de Robert Redford, eu não assistia a um thiller de cunho político tão bom quanto este Intrigas de Estado. Já considerado por diversos críticos ao redor do globo como um dos grandes filmes sobre jornalismo, ao lado de clássicos como Todos os Homens do Presidente (coincidentemente encabeçado por Redford) e Boa Noite, Boa Sorte (filmaço dirigido por George Clooney), esta pequena obra-prima, dirigida pelo veterano dos documentários e diretor do também bem cotado O Último Rei da Escócia, Kevin Macdonald, apresenta-nos o mundo das tramóias e acertos do congresso em Washington, sob o olhar de um tradicional jornal e, mais diretamente de um veterano jornalista e de uma blogueira, ou seja, apresentando-nos aspectos contemporâneos das redações de jornais espalhados mundo afora.

O cerne de Intrigas de Estado é a suposta ligação de um senador (vivido com competência - pra horror dos críticos de plantão - por Ben Affleck, Demolidor) com o assassinato de sua secretária, com quem supostamente teve um caso e, o acompanhamento da investigação pelo jornalista vivido por Russel Crowe (Um Bom Ano) que, por coincidência do destino, é seu amigo desde os tempos de faculdade. Dessa relação, um arco cheio de "intrigas" é iniciado, com direito a denúncias de corrupção, grandes corporações metidas em negócios nada ortodoxos, métodos jornalístico nada éticos (será?), além de perseguições e um clima de tensão / suspense visceral.

Por fim, contar mais estragria todo o clima. O filme deve ser degustado, apreciado e discutido. Macdonald apresenta um filme padrão, porém com uma estrutura crua e documental, apoiado bastante na realidade das locações, no trabalho com o elenco de primeira e na condução do clima de espectativa durante toda a projeção, transformando o clássico jogo de "gato e rato" numa aula cinematográfica. Da casca ao conteúdo, Intrigas de Estado é cinema da melhor qualidade. Pra mim, já é um dos melhoe filmes do ano.

NOTA: 9,5.

Elenco: Russel Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams, Hellen Mirren, Robin Wright, Jeff Daniels e Jason Bateman.

Ficha Técnica:
Título original
:State of Play
Gênero
:Drama
Duração
:127 min
Ano de lançamento
:2009
Site oficial
:http://www.stateofplaymovie.net/
Estúdio
:Universal Pictures / Studio Canal / Working Title Films / Andell Entertainment / Relativity Media / Bevan-Fellner
Distribuidora
:Universal Studios / Paramount Pictures / UIP
Direção
: Kevin Macdonald
Roteiro
:Tony Gilroy, Billy Ray e Matthew Michael Carnahan, baseado em série de TV criada por Paul Abbott
Produção
:Tim Bevan, Eric Fellner e Andrew Hauptman
Música
:Alex Heffes
Fotografia
:Rodrigo Prieto
Direção de arte
:Richard L. Johnson e Adam Stockhausen
Figurino
:Jacqueline West
Edição
:Justine Wright
Efeitos especiais
:Rhythm and Hues

Trailer:

Nenhum comentário: