terça-feira, 29 de setembro de 2009

CINEMA: Brüno (2009, EUA/ING)


SINOPSE:

Brüno (Sacha Baron Cohen) é o apresentador do programa noturno de moda de maior audiência em todos os países de língua germânica, com exceção da Alemanha. Homossexual assumido, seu grande objetivo é tornar-se o austríaco mais conhecido desde Adolf Hitler. Para tanto ele realiza diversas viagens ao redor do planeta, sempre em busca de fama e glamour.

IMPRESSÕES:

Mais uma vez o comediante ingês Sacha Baron Cohen (Borat) utiliza do estilo de filmagem do filme anterior pra criar, de forma antológica, um painel crítico acerca de particularidades do universo do homem que, como que por incapacidade de se assumir como ser imperfeito, abraça o moralismo fabricado, enquanto esconde cada vez mais as "verdades particulares" do meio ao seu redor. É é para cutucar esse estado de falsa moralidade que o filme Brüno existe.




















Como crítica ao sistema do culto à fama, da efemeridade de astros e estrelas (da música, do cinema, da tv, das passarelas, não importa), da celebrização do grotesco e da fabricação de ídolos, Brüno funciona a contento, visto que suas imagens de cunho "documental" (a maioria das cenas não foram ensaiadas, mas sim improvisadas com pessoas que não sabiam que aquilo resultaria num filme de ficção, nem mesmo sabiam que o Brüno era um personagem) ajudam a criar uma aura mais palpável, por fim, acreditável de que o que se passa na tela, apesar do teor grotesco, faz parte sim da nossa realidade, da nossa fatídida e cada vez mais isolada (apesar do escape através das novas tecnologias digitais) sociedade pós-moderna (liquída, se formos ouvir Baumann).


Contudo, analisando o que interessa tanto quanto o conteúdo subliminar do filme, que é a comicidade, Brüno, infelizmente, deixa um pouco a desejar. Não que o filme seja sem graça, longe disso. Apesar de algumas cenas excessivamente apelativas, o longa é extremamente engraçado, no entanto, seu valor criativo e sua surpresa apagam-se um pouco após a exibição de Borat (o longa anterior de Cohen, que focava um repórter do Cazaquistão e suas desventuras nos EUA - enredo conhecido?), já que em comparação com este, o anterior mostra-se superior, principalmente por deter um personagem mais carismático e, até certo ponto, sincero e inocente. A identificação é mais direta, enquanto que com Brüno essa relação não chega a se completar.

Por fim, se conseguirmos tirar a imagem de Borat da cabeça (ou se você ainda não tiver visto), com certeza Brüno engrandeçe. Mas, no fim, isso não importa tanto, pois o longa é engraçado, é dinâmico, é sujo (quer isso seja bom ou ruim), é crítico... portanto, não perca tempo e confira. Pois, acima de tudo, o filme é "uberengraçado"!
NOTA: 7,5.

P.S.: O encerramento, com uma canção repleta de rock stars, é fenomenal!

Elenco: Sacha Baron Cohen, Gustaf Hammarsten, Clifford Bañagale e Paula Abdul.

Ficha Técnica:
Título original
:Brüno
Gênero
:Comédia
Duração
:81 min
A
no de lançamento:2009
Site oficial
:http://www.meinspace.com/bruno/
Estúdio
:Everyman Pictures / Four by Two / Media Rights Capital
Distribuidora
:Universal Pictures / Columbia Pictures do Brasil
Direção
: Larry Charles
Roteiro
:Anthony Hines, Sacha Baron Cohen, Dan Mazer e Jeff Schaffer, baseado em estória de Peter Baynham, Sacha Baron Cohen, Anthony Hines e Dan Mazer e em personagem criado por Sacha Baron Cohen
Produção
:Sacha Baron Cohen, Monica Levinson, Dan Mazer e Jay Roach
Música
:Erran Baron Cohen
Fotografia
:Anthony Hardwick e Wolfgang Held
Direção de arte
:Kate Bunch e Lisa Marinacio
Figurino
:Jason Alper
Edição
:Scott M. Davids e James Thomas


Trailer:

Nenhum comentário: