segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DVD: Marco Zero (Day Zero / 2007)


SINOPSE:

O filme mostra a vida de três melhores amigos em Nova York, onde tem 30 dias para entrar em acordo com seus destinos. Rifkin (Chris Klein) é um advogado casado e sua carreira está progredindo. Feller (Elijah Wood) está trabalhando em sua segunda novela. Dixon (Jon Bernthal) dirige um táxi e vive sozinho até ele encontrar alguém e ter alguma coisa para perder.



IMPRESSÕES:

Drama contemporâneo que aborda o drama de três amigos, vividos respectivamente na tela por Elijah Wood (trilogia O Senhor dos Anéis), Chris Klein (Tudo Pela Fama) e Jon Bernthal (A Volta dos Bravos), que recebem uma convocação para servirem na guerra que acontece em território Iraquiano. A partir daí, conhecemos o impacto da psicológio da convocação, as angústias, os sonhos e os pensamentos conflituosos (incluindo aí as motivações políticas do país e a miscelânea de teorias acerca do conflito) do jovem norte-americano, através dos olhos destes três personagens. Em pouco mais de uma hora e meia, o longa de Bryan Gunnar Cole (estreando na direção de longas) nos mostra, com leveza e parcimônia, as divergências ideológicas existentes no Estados Unidos, incluindo aí o fatídico patriotismo cego tão comum naquele país (uma boa dica quanto a este tema é o filme da HBO, estrelado por Kevin Bacon, chamado "O Retorno de um Herói").

Apesar de contundente e extremamente atual, Marco Zero peca por simplificar demais temas tão pertinmentes quanto a invasão e consequente guerra no Oriente Médio e a visão do jovem americano do conflito, além de as vezes extrapolar no sentimentalismo e no pensamento maniqueísta, apresentando algumas idéias um tanto quanto definidas demais (especialmente quando apresenta jovens bastante abalados psicologicamente e, aparentemente, sem motivos plausíveis - o clássico de Stanley Kubrick, "Nascido para Matar", consegue maior êxito neste quesito), deixando assim de mostrar um mundo mais cinza, mais indefinido, mais palpável, ou seja, mais próximo da realidade vigente.

Pra finalizar, Marco Zero é um bom trabalho, possui mais méritos do que defeitos e comprova mais uma vez a possibilidade que o cinema alternativo norte-americano vem dando à reciglagem e discussão de idéias, indo de certa forma contra a corrente da mesmice da maioria dos filmes do tão inflado cinema mainstream.

NOTA: 7.

Elenco: Elijah Wood, Chris Klein, Jon Bernthal, Ginnifer Goodwyn e Elisabeth Moss.

Ficha Técnica:

Título Original: Day Zero
Gênero: Drama
Duração: 92 minuto
Ano de lançamento: 2007
Estúdio: Indalo Productions
Distribuidora: Califórnia Filmes
Direção: Bryan Gunnar Cole
Roteiro: Rob Malkani
Produção: Anthnoy Moody
Música: Erin O' Hara e Jim Black
Fotografia: Matthew Clark
Edição: Bill Pankow ACE, e Bryan Gunnar Cole.

Trailer:


Nenhum comentário: