No início da Segunda Guerra Mundial, o exército polonês é aprisionado pelos russos, por ordem dos nazistas. Esta é a his¬tória dos oficiais poloneses assassinados na Floresta Katyn, e de como o poder comunista tentou forçar suas mulheres e famílias a esquecê-los.
O que seria dessas mulheres, que esperavam por seus entes queridos, quando a Polônia foi escravizada pela Rússia? Será que pátria e liberdade ainda teriam o mesmo significado para os que aceitaram o novo sistema?
IMPRESSÕES
Relato sincero e tributo a um evento não muito conhecido da população fora das fronteiras da Europa Oriental, ocorrido durante o regime nazi-fascista e o comunismo soviético, apresentando de forma crua e sem exagerar na emoção a trajetória do povo polonês (principalmente das mulheres), durante e após a chacina em massa de diversos oficiais do exército polonês pelos "salvadores" soviéticos, estes que incriminam os "malvados" nazistas pelo episódio e, de maneira nada sutil (à ferro e fogo, diga-se), "convençeram" o povo polonês desta verdade.
Dirigido pelo veterano e premiado diretor polonês Andrzej Vajda, Katyn, apesar de não possuir uma estrutura narrativa ágil e não apostar na sensibilização incisiva do espectador, é uma homenagem e um retrato marcante a um episódio histórico que merece ser conhecido por todos. Por fim, é um dos raros momentos em que um filme parece mais um livro do que o contrário.
NOTA: 7,5.
Ficha Técnica:
Diretor: Andrzej Wajda
Elenco: Artur Zmijewski, Maja Ostaszewska, Andrzej Chyra, Danuta Stenka, Jan Englert, Magdalena Cielecka, Agnieszka Glinska.
Duração: 116 min.
Ano de produção: 2007.
Gênero: Drama.
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário