quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Reino Proibido


SINOPSE:

Jason Tripitikas (Michael Angarano) é um garoto de 17 anos que é fanático por artes marciais. Ele regularmente sonha com o Rei Macaco (Jet Li), um mestre na arte do kung fu, e frequenta uma loja de penhores em Chinatown, gerenciada por Old Hop (Jackie Chan), à procura de filmes de luta baratos. Um dia ele encontra, no fundo da loja, um cajado-bo com mais de um metro e um macaco gravado, exatamente igual ao usado pelo Rei Macaco em seus sonhos. Old Hop lhe diz que o cajado está na loja desde que seu avô a abriu e que um homem deveria vir comprá-lo para devolvê-lo ao seu dono, o que nunca aconteceu. Posteriormente Jason é obrigado por uma gangue de rua a invadir com eles a loja de Old Hop, no intuito de assaltá-la. Porém antes de ser imobilizado Old Hop empurra o cajado-bo a Jason, pedindo que ele o devolva ao seu verdadeiro dono. Jason consegue fugir do local, mas cai do telhado e fica inconsciente. Ao acordar ele se vê em uma vila na antiga China, juntamente com o cajado-bo.

IMPRESSÕES:

Aventura à moda antiga, que lembra muito o clássico A História Sem Fim, "O Reino Proibido (The Forbidden Kingdom)" possui, de certa forma, uma mistura de gêneros que fazem a cabeça da molecada. Fantasia, aventura, artes-marciais e "romance", portanto, um cardápio completo para quem deseja ser entretido.

Também divulgado como histórico, pois o longa reúne, pela primeira vez na história do cinema, os astros chineses dos filmes de artes-marciais Jet Li (Cão de Briga) e Jackie Chan (A Hora do Rush), não como antagonistas (que era o esperado, visto que, apesar de deslumbrante e bem executado, o combate mostrados entre os dois não passa de um engodo), mas sim como aliados na missão de ajudar um jovem norte-americano - pra variar -, vivido por Michael Angarano (Pequenos Segredos), a quebrar uma maldição e cumprir uma profecia salvando o místico Rei Macaco.


Tecnicamente deslumbrante, "O Reino Proibido" foi coreografado pelo mestre Yuen Woo-ping (de O Tigre e o Dragão e Matrix), que, como de praxe, transforma os combates num verdadeiro balé, tamanha a leveza empregada. Os efeitos-visuais também são destaque no longa, já que são utilizados apenas em momentos-chave, não tentando chamar para si toda a atenção, deixando claro que o filme é de Li e Chan (dupla de extremo carisma, por sinal).

Rob Minkoff, co-diretor de O Rei Leão, faz um bom trabalho ao costurar influências de diversos filmes (em especial, os de aventura) e prestar-lhes homenagens, pecando apenas por ocidentalizar demais aspectos inerentes da cultura chinesa (e oriental, em geral), fato óbvio na estrutura do filme, principalmente durante o último ato e na conclusão repleta de obviedade.

NOTA: 7.

Elenco: Jet Li, Jackie Chan, Michael Angarano, Liu Yifei, Colin Chou e Wang Deshun.

Ficha Técnica:
Título original
:The Forbidden Kingdom
Gênero
:Aventura
Duração
:113 min
Ano de lançamento
:2008
Site oficial
:http://www.forbiddenkingdommovie.com/
Estúdio
:Relativity Media / Huayi Brothers / Casey Silver Productions / China Film Co-Production Corporation
Distribuidora
:The Weinstein Company / Imagem Filmes
Direção
: Rob Minkoff
Roteiro
:John Fusco
Produção
:Casey Silver
Música
:David Buckley
Fotografia
:Peter Pau
Direção de arte
:Eric Lam
Figurino
:Shirley Chan
Edição
:Eric Strand
Efeitos especiais
:Asia Legend / Macrograph / Svengali Visual Effects


Trailer:

Nenhum comentário: