quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Anjos e Demônios


SINOPSE:

O professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks), depois de decifrar o código DaVinci, é chamado pelo Vaticano para investigar o misterioso desaparecimento de quatro cardeais. Agora, além de enfrentar a resistência da própria igreja em ajudá-lo nos detalhes de sua investigação, Langdon precisa decifrar charadas numa verdadeira corrida contra o tempo porque a sociedade secreta por trás do crime em andamento tem planos de explodir o Vaticano.

IMPRESSÕES:

Em resumo: "Anjos e Demônios (Angels and Demons)", o filme, é superior ao seu predecessor (no cinema) O Código DaVinci. Superior? Sim, pois o filme de Ron Howard (Frost/Nixon) é mais dinâmico e, consequentemente, gera mais interesse do que O Código DaVinci. Tom Hanks (Jogos do Poder) está mais solto interpretando o simbologista Robert Langdom e, desta vez, apesar de não ser concretizado romance algum (fato que contraria à obra literária) a parceira de Langdom não é apática, mas sim belíssima (apesar de como personagem encontrar-se um tanto quanto perdida). Vittoria Vetra é interpretada pela israelense Ayelet Zurer (Munique). Fecahndo o elenco principal temos Ewan McGregor (A Lista), bastante contido e Armin Mueller-Stahl (Senhores do Crime), de longe o grande destaque do filme (assim como o foi Ian McKellen no anterior, comprovando o "poder de fogo" dos veteranos em roubar filmes).


O enredo de "Anjos e Demônios" é atrativo, porém não crível o bastante. Existem diversos elementos bem elaborados no jogo de conspiração criado por Dan Brown e adaptado por David Koepp (Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal) e Akiva Goldsman (Uma Mente Brilhante), no entanto o que mais chama a atenção no movimentado filme (principalmente em comparação ao filme anterior, já que se compará-lo aos seus concorrentes à maior bilheteria do verão de 2009, como Transformers 2, Anjos seria um velhinho de muletas contra uma ferrari turbinada) é a parte técnica, desde a primorosa iluminação e fotografia de Salvatore Totino (A Luta Pela Esperança) à cenografia, que recria (ou cria?) de maneira sublime a arquitetura e o universo todo particular do Vaticano, fazendo o espectador ser transportado para o berço do catolicismo. Resumindo o "em resumo" acima: "Anjos e Demônios" é tecnicamente bem-feito, mas totalmente esquecível.

NOTA: 7.

Elenco: Tom Hanks, Ewan McGregor, Ayelet Zurer, Armin Mueller-Stahl e Stellan Skarsgard.

Ficha Técnica:
Título original
:Angels and Demons
Gênero
:Suspense
Duração
:138 min
Ano de lançamento
:2009
Site oficial
:http://www.anjosedemoniosofilme.com.br
Estúdio
:Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment / Imagine Entertainment
Distribuidora
:Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment
Direção
: Ron Howard
Roteiro
:David Koepp e Akiva Goldsman, baseado em livro de Dan Brown
Produção
:John Calley, Brian Grazer e Ron Howard
Música
:Hans Zimmer
Fotografia
:Salvatore Totino
Direção de arte
:Alex Cameron, Luke Freeborn, Marc Homes, Giles Masters e Dawn Swiderski
Figurino
:Daniel Orlandi
Edição
:Daniel P. Hanley e Mike Hill
Efeitos especiais
:CIS Vancouver / The Senate Visual Effects / Plowman Craven & Associates / Moving Picture Company


Trailer:

Nenhum comentário: