quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Up - Altas Aventuras


SINOPSE:

Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.

IMPRESSÕES:

Não sei dizer se a Pixar Animation se superou mais uma vez, contudo que ela se recriou mais uma vez, disto não há dúvida alguma. Apostando numa história que abraça com coerência ímpar o sentimento e a aventura, numa mistura dos melhores filmes água com açúcar e clássicos como Indiana Jones, "Up - Altas Aventuras (Up)" emociona e diverte como poucos filmes (sejam animação ou live-action) nos últimos anos. Através do personagem Fredricksen (o qual na versão brasileira é dublado pelo gênio Chico Anysio) o espectador viaja por diversas fases da vida deste senhor e, independentemente da idade do espectador, somos levados as diversas etapas das nossas vidas (mesmo as que possivelmente não tenhamos passado ainda), pacutuando assim diversos sentimentos, principalmente no que se refere aos sonhos que, infelizmente, não podem ser cumpridos ou, ainda mais importante, quando percebemos que nossos desejos se tornaram realidade, apenas não demos a devida atenção no momento em que eles estavam conosco.


Pra finalizar, "Up - Altas Aventuras" é um retrato, pequeno, mas contundente sobre a curta, porém dinâmica vida que o ser-humano detém. Na verdade o filme é um passeio pelo mundo onírico, das lembranças e da saudade, do que mais íntimo tem o ser, o apego ao desconhecido como se este fosse conhecido. A ambivalência humana é retratada de maneira singela e, apesar do tom "leve", bastante profunda. E as lágrimas são tão difíceis de segurar quanto o riso em algumas passagens... nada mais humano, concorda?

Obs.: O curta que antecede "Up" é muito bom e serve como contraponto ao que virá a seguir.

NOTA: 9.

Elenco (vozes originais): Edward Asner, Cristopher Plummer, Jordan Nagai, Bob Peterson e Delroy Lindo.

Ficha Técnica:
Título original:Up
Gênero
:Animação computadorizada
Duração
:96 min
Ano de lançamento
:2009
Site oficial
:http://www.disney.com.br/cinema/up/
Estúdio
:Walt Disney Pictures / Pixar Animation Studios
Distribuidora
:Walt Disney Studios Motion Pictures / Buena Vista International
Direção
: Pete Docter
Roteiro
:Bob Peterson
Produção
:Jonas Rivera
Música
:Michael Giacchino
Fotografia
:
Direção de arte
:Ralph Eggleston


Trailers

Legendado:


Dublado:

Nenhum comentário: