quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Inimigos Públicos


SINOPSE

John Dillinger (Johnny Depp, de Sweeney Todd - O Barbeiro da Rua Fleet) era um criminoso audacioso e violento, mas que atraía a opinião pública ao seu favor, principalmente, porque dizia retirar das instituições financeiras o dinheiro que elas roubavam do cidadão. Seus assaltos a bancos e fugas rápidas enlouqueciam a polícia que não tinha condições de enfrentá-lo. Assim, prender o assaltante tornou-se uma obsessão do então burocrata J. Edgar Hoover (Billy Crudup, de Watchmen - O Filme), que disposto a tudo para fortalecer o famoso F.B.I., coloca Dillinger como o inimigo público número um. Para ajudar em sua missão, Hoover contrata o policial Melvin Purvis (Christian Bale, de O Exterminador do Futuro - A Salvação) e o deixa igualmente obcecado pela captura do bandido, que se apaixona por Billie Frechetti (Marion Cotillard, de Um Bom Ano) e acaba complicando a sua vida.
(Fonte: Adoro Cinema)

IMPRESSÕES

Ao contrário do que sugeria o trailer de Inimigos Públicos (Public Enemies), o andamento do novo trabalho do norte-americano Michael Mann (de Miami Vice) não lembra em nada o também exemplar "O Gângster (American Gangster)", de Ridley Scott (Um Bom Ano). Ao invés de um "duelo" envolvendo crime e lei, como preto e branco (sem trocadilho direto aos protagonistas do longa de Scott, que eram Denzel Washington e Russel Crowe), mas sim deixa bastante claro que o "mal" possui seus atrativos, sua causa de ser, principalmente quando disseca alguns dos mecanismos nada ortodoxos utilizados pelo antigo Bureau de investigação norte-americano (FBI), tendo como um dos cabeças da época J. Edgar Hoover (vivido com muito brilho por Crudup - pena que com pouco tempo de tela), um burocrata não muito afeito a seguir as regras burocráticas pré-estabelecidas pelo órgão, porém bastante competente, com destaque a publicização de sua própria imagem como "homem da lei".
Outra idéia interessante que tem destaque é a do culto e da celebração aos criminosos do período (época de recessão econômica - paralelo com os nossos dias?) pela população dos Estados Unidos, vendo-os muitas vezes como ícones e até mesmo heróis, fato este já discutido de maneira bastante provocativa no belíssimo filme "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford", estrelado por Brad Pitt e pelo irmão de Ben Affleck, Casey Affleck. O Longa-metragem de Mann corrobora esse ponto de discussão, sendo auxiliado pela interpretação sutil de Johnny Depp, que vive o carismático e perigoso gângster com aura de Robin Hood, John Dillinger.

É válido também destacar a qualidade do casting de Inimigos Públicos, que possui gente do porte de Christian Bale, Marion Cotillard, Stephen Dorff (de Blade), David Wenham (de Austrália), Giovanni Ribisi (de O Vôo da Fênix), Channing Tatum (de Stop-Loss), Stephen Graham, dentre outros, entre papéis coadjuvantes (caso de Bale e Cotillard) e pontas rápidas e circunstanciais.

Quanto à técnica, seria chover no molhado comentar. É sabido que independentemente do enredo, todo filme de Michael Mann detém um apelo visual e uma qualidade técnica em nível excelente. Contudo, posso destacar a tradicional câmera na mão, que dessa vez detém um diferencial, visto que foi captada com qualidade de tecnologia Imax, ou seja, perfeita para se assistir numa TV Full HD.

NOTA: 8,5.

Ficha técnica:
título original:Public Enemies
gênero:Drama
duração:140 min
ano de lançamento:2009
estúdio:Universal Pictures / Relativity Media / Forward Pass / Misher Films / Tribeca Productions / Appian Way
distribuidora:Universal Pictures / UIP
direção: Michael Mann
roteiro:Ronan Bennett, Michael Mann e Ann Biderman, baseado em livro de Bryan Burrough
produção:Kevin Misher e Michael Mann
música:Elliot Goldenthal
fotografia:Dante Spinotti
direção de arte:Nathan Crowley
figurino:Colleen Atwood
edição:Jeffrey Ford e Paul Rubell
efeitos especiais:CafeFX / Picture Playground

Trailer:

Nenhum comentário: