domingo, 20 de setembro de 2009

DVD: Mutum (2007, BRA)


SINOPSE:

Mutum é um local isoldado do sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago (Thiago da Silva Mariz) e sua família. Thiago tem apenas 10 anos e, juntamente com seu irmão e único amigo Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso), é obrigado a enxergar o nebuloso mundo do adultos.
(Fonte: Adoro Cinema).

IMPRESSÕES:

Ao meu ver, o mal do cinema brasileiro não reside nas idéias (essas são praticamente infinitas), na criatividade dos nossos realizadores, sejam eles roteiristas, produtores, diretores ou técnicos (pois estes realizam muito com o pouco que dispõem) ou na falta de uma pluralidade de gêneros reconhecíveis (característica esta ao mesmo tempo positiva e negativa do cinema norte-americano), mas sim na falta de dinamismo do produto final, visto que que grande parte da produção nacional (arriscaria apontar mais de 50% dos produtos lançados num ano) detém uma montagem arrastada e lenta, tornando um filme que detém uma idéia interessante e atrativa numa experiência não muito satisfatória. Infelizmente o drama Mutum encaixa-se nesta categoria.


Dirigido com esmero e sensibilidade, mas também com aspereza e certo desleixo por Sandra Kogut, Mutum, baseado numa obra literária "Campo Geral" do mestre brasileiro Guimarães Rosa, acompanha a trajetória do garoto Thiago e, através dos seus olhos, vemos um mundo bastante diferente e ao mesmo tempo tão reconhecível por todos que um dia foram ou ainda são crianças. É nos pequenos detalhes que o longa de Kogut apresenta mérito, como nos momentos onde podemos observar, através de uma câmera fixa (liberdade artística, falta de recursos ou amadorismo? Eis a questão) o olhar complacente e ao mesmo tempo perdido do menino, ação esta que, com absoluta certeza, todos nós já exercemos, como se o espaço-tempo inessistisse no momento e fôssemos apenas luz ou ar num espaço infinito. É através dos links poéticos, entrelaçados aos aspcetos inerentes à dura realidade (no caso do filme a do povoado de Mutum, no sertão de Minas Gerias do século passado) que Mutum se forma e, apesar do pouco gás e da irregularidade ao apresentar uma história até ponto simples, mas repleta de simbologias e subtextos, através de pequenos detalhes como o citado acima, se engrandece e traz-nos uma sensação de nostalgia, carregando consigo emoção e esperança. Palavras essas que, juntas, deveriam resumir qualquer infância e, é somente por isso que o filme transcende e nos mostra algo a mais de suas limitações técnicas.

NOTA: 7.

Elenco: Thiago da Silva Mariz, Wallison Felipe Leal Barroso, João Miguel, Isadora Fernandes e Rômulo Braga.

Ficha Técnica:
Título original:Mutum
Gênero:Drama
Duração:95 min
Ano de lançamento:2007
Site oficial:http://www.mutumofilme.com.br/
Estúdio:Tambellini Filmes / Gloria Films / Videofilmes
Distribuidora:Videofilmes
Direção: Sandra Kogut
Roteiro:Ana Luíza Martins Costa e Sandra Kogut, baseado em livro de João Guimarães Rosa
Produção:Flávio R. Tambellini, Laurent Lavolé e Isabelle Pragier
Fotografia:Mauro Pinheiro Jr.
Direção de arte:Marcos Pedroso


Trailer:

Nenhum comentário: