quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Killshot - Tiro Certo


SINOPSE

Blackbird (Mickey Rourke) é um matador da máfia que se une a Rickie Nix (Joseph Gordon-Levitt), um caloteiro, para extorquir US$ 20 mil de um corretor imobiliário local. O golpe deles é por acaso descoberto por Wayne Colson (Thomas Jane) e sua esposa, Carmen (Diane Lane), o que faz com que se tornem seus novos alvos.


IMPRESSÕES

Apesar dos comentários nada favoráveis a este longa, decidi conferi-lo e, apesar do mesmo não ser o desastre divulgado, também não é lá essa "Coca" toda, ou seja, não é um filme ótimo ou até mesmo muito bom. Deixe-me explicar: o problema de Killshot - Tiro Certo (Killshot) (começa pelo subtítulo, no mínimo tosco, medonho, redundante...) não está no casting, pois o literalmente ressurgido das cinzas Mickey Rourke (O Lutador), a simpática Diane Lane (Noites de Tormenta) e o já não mais tanto brucutu Thomas Jane (O Nevoeiro) não estão apresentam interpretações deslocadas, apenas não se destacam, talvez não tenham entrado de cabeça no projeto do longa, nas idéias do escritor norte-americano Elmore Leonard (o filme é adaptado de um de seus livros), que, dentre vários trabalhos adaptados para o cinema, estão "O Nome do Jogo" e "Be Cool", ou talvez o cineasta britânico John Madden (vencedor do Oscar de melhor filme por "Shakespeare Apaixonado") não tenha focado e direcionado a trama da maneira correta. Contudo, quem obviamente estava desfocado do restante da equipe era o ator Joseph Gordon-Levitt (G.I Joe - A Origem de Cobra), que no meu ponto de vista é um jovem de muito talento (apesar de ter despontado na carreira como a maioria dos teen-stars, numa comédia para adolescentes, escolheu uma até que legal, "10 Coisas que Odeio em Você", que também revelou o finado Heath Ledger, vencedor do último Oscar de ator-coadjuvante, por "Batman - O Cavaleiro das Trevas", e segui com filmes muito legais como "O Vigia", "Stop-Loss" e "Milagre em Sta. Anna", esse último dirigido por Spike Lee), no entanto encontra-se extremamente caricato e exagerado nos trejeitos do homicida psicótico que interpreta, lembrando um pouco uma imitação malfeita do Coringa construído pelo parceiro Heath Ledger, no mais recente filme do Batman.









Mas, voltando ao filme, fica claro que o seu maior problema reside na construção da trama. Ela não chega a ser iverossímel (bem, é cinema, não é mesmo?), porém é bastante desinteressante e, pra piorar, desfocada. Qual seria o foco primordial da trama de Killshot? O drama do casal vivido por Lane e Jane, que estão prestes a entrar em divórcio? Ou seria um suspense angustiante no melhor estilo "Cabo do Medo" (clássico de Martin Scorcese, com Robert De Niro e Jessica Lange)? Pois é, o longa acaba não tomando uma decisão e, pra completar a angústia, sua metragem de um pouco mais de 1 hora e meia parece estender-se por muito mais tempo (ou seja, cadê o ritmo da coisa? Ferramenta super-importante para um thiller envolver o espectador). Sendo assim, nem mesmo anunciar (como fez a distribuidora brasileira) com letras garrafais (em caixa alta) PRODUZIDO POR QUENTIN TARANTINO salva Killshot da decepção ao subirem os créditos finais.

NOTA: 6.

Elenco: Diane Lane, Mickey Rourke, Thomas Jane, Joseph Gordon-Levitt, Rosario Dawnson e Hal Holbrook.

Ficha Técnica:
Título original:Killshot
Gênero:Suspense
Duração:95 min
Ano de lançamento:2008
Estúdio:The Weinstein Company / FilmColony / Road Rebel / Lawrence Bender Productions
Distribuidora:PlayArte
Direção: John Madden
Roteiro:Hossein Amini, baseado em livro de Elmore Leonard
Produção:Lawrence Bender e Richard N. Gladstein
Música:Klaus Badelt
Fotografia:Caleb Deschanel
Direção de arte:Brandt Gordon
Figurino:Beth Pasternak
Edição:Mick Audsley e Lisa Gunning
Efeitos especiais:Baseblack

Trailer:

Nenhum comentário: